Portal de Conferências da UFRJ, XII Congresso de Extensão da UFRJ

Tamanho da fonte: 
Ações educativo-preventivas de cárie dentária no ambiente escolar
Roberta de Santana Lima, Thayssa Augusto Assis de Araujo, Luiza Trindade Vilela, Gabriella Rodrigues Bertero Soto, Gabriela Cavalcante Vasconcelos, Luciana Pomarico Ribeiro, LUCIANNE COPLE MAIA DE FARIA

Última alteração: 2015-11-04

Resumo


 

A cárie dentária é uma das doenças mais prevalentes na população infanto-juvenil, podendo levar a perdas irreparáveis não apenas dos elementos dentários, como também perdas funcionais, psicológicas e estéticas, influenciando diretamente na qualidade de vida dos indivíduos. A fim de controlar esta doença, propostas preventivas têm sido elaboradas e postas em ação. Considerando-se o grupo de crianças e adolescentes, o ambiente escolar parece bastante propício para a aplicação de medidas que venham a minimizar a evolução do processo carioso. Neste sentido, objetivou-se criar e aplicar uma estratégia educativo-preventiva para estudantes da Escola Municipal Henfil (CIEP Henfil), durante o Mutirão de Saúde, ocorrido no período de 15 a 19 de junho de 2015. Inicialmente os conteúdos sobre o desenvolvimento de cárie, cuidados preventivos com a higiene dentária, uso de fio dental e quantidade de pasta na escova foram administrados pelos estudantes de graduação da Faculdade de Odontologia da UFRJ nas próprias salas de aula do CIEP, atingindo mais de 300 alunos. A metodologia inclui a utilização de MACRO PERSONAGENS EM FELTRO (pasta, o fio dental, a bactéria da cárie e o dente) para que os estudantes os manuseassem e simulassem um processo de escovação dentária e de uso de fio dental. Após este momento, aproximadamente 250 escolares que possuíam autorização dos pais para receberem escovação dentária supervisionada e aplicação de flúor, foram conduzidos para a atividade seguinte, na qual foi criado um PAINEL EDUCATIVO sobre saúde bucal contendo fotos de dentes cariados e sem cárie, fortalecendo os conhecimentos adquiridos em sala de aula e estimulando, assim, a higiene bucal de forma adequada. Na sequência, as crianças ganharam um Kit de higiene dentária, escovaram seus dentes, de acordo com o aprendizado adquirido e receberam aplicação tópica de flúor. Por fim, as crianças levaram para suas casas um Kit de higiene e um caderno de atividades para colorir com joguinhos educativos sobre o conteúdo trabalhado, a fim de sedimentarem e serem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. Observou-se grande interesse, envolvimento e interação dos escolares com as propostas apresentadas, independente de suas idades. Destacam-se ainda o entusiasmo das crianças ao relatarem suas experiências pessoais relacionadas as atividades de higienização do dia a dia, bem como a maior destreza adquirida durante as atividades propostas. Pode-se concluir que o conjunto de atividades educativo-preventivo propostas teve grande repercussão e esta foi notada pelo interesse e entusiasmo dos escolares pelas atividades propostas e de seus esforços para reproduzir da melhor maneira possível os conhecimentos obtidos durante as atividades. Espera-se, futuramente, ampliar as ações para todos os escolares do CIEP Henfil, contribuindo assim para a redução dos índices de cárie nesta população.