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Gincana como Atividade Promotora de Saúde em Escolas
Angela Albuquerque Garcia, Lucianne Copple Maia, Bárbara Luiza Marinho, Milena G. C. Salvador, Yanna Bravim Paulino

Última alteração: 2015-11-03

Resumo


A Instituição escolar é um espaço de formação do ser humano. Como tal, é um espaço que deve ser pautado não somente por matérias do conteúdo mínimo previsto pelo Ministério da Educação, mas também a cerca das demandas pertencentes da comunidade na qual ela está inserida. As questões de higiene e da saúde são fundamentais na formação de escolares oferecendo conceitos e formando hábitos saudáveis que eles levarão por toda  vida.  Esse projeto teve como objetivo promover hábitos de saúde geral e noções de preventivas na escola municipal Henfil através da  interação entre as  áreas de fonoaudiologia, odontologia, artes, arquitetura e nutrição. Metodologia:A cooperação entre os saberes de cada área foi reunida para a criação de atividades que fossem lúdicas, mas tendo como foco questões relativas à saúde geral, bucal e fonoaudiológica. Como o público-alvo é composto, principalmente, por crianças, utilizou-se como estratégia de educação e promoção de saúde a Gincana, que consiste de um método lúdico em  educação que  desperta o interesse, participação e cooperação entre os participantes. Foram construídas diversas atividades pelos estagiários buscando estimular a coordenação psicomotora da criança, desenvolvimento da fala e da compreensão de ordens, a organização da lateralidade, da propriocepção corporal, do ritmo, da expressividade através de narrativas, percepção auditiva e a associação desta com a memória. A gincana foi realizada por 2 dias nos turnos da manhã e à tarde. As crianças eram convidadas a sentaram-se em roda e as atividades eram propostas ora pelos estagiários, ora pelas próprias crianças. A cada prova proposta as crianças podiam conversar, trocar idéias para responder ou resolver a situação problema.  Resultados e Conclusão: Participaram desta atividade cerca de 500crianças de idades variadas. A gincana cumpriu o seu papel de levar conhecimentos sobre saúde de forma lúdica, oferecendo a oportunidade das crianças trocarem e construírem conhecimentos;aproximou os estagiários dos  alunos da escola criando ambiente de afetivo e de troca para ações futuras do projeto; demonstrou ser uma atividade rica para a reflexão coletiva na construção dos conceitos em saúde. Observou-se que, independente da área do estagiário, todos  estão aptos a promover atividades em saúde e participar das ações futuras do projeto na escola.