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Saúde nas escolas: mesa expositora como meio de aproximação entre alunos e as atividades do projeto
Angela Albuquerque Garcia, Lucianne Copple Maia, Ana Carolina Paes Grilo, Ávila Borges dos Santos, Mariana Vidal Seara

Última alteração: 2015-11-03

Resumo


O Projeto  Saúde na Escola: prevenção dos problemas bucais e fonoaudiológicos tem como objetivo a promoção e prevenção da saúde odontológica e fonoaudiológica voltada para a atenção primária à saúde utilizando para isso abordagens educativas através de trabalhos lúdicos. Abrange não só  a saúde dos alunos, dos professores e de todos os atores que circulam no universo escolar. A utilização de brincadeiras e de jogos fazem parte do cotidiano da criança e, além disso, desempenham importante papel em seu desenvolvimento servindo também  como um elo educativo e recreativo na construção das relações pessoais no ambiente escolar. Para isso realizou-se nos dias 19 e 21 de maio de 2015 uma atividade de cunho educativo-recreativo com  as turmas da escola CIEP Henfil localizada no Caju, RJ. Essa atividade foi  pensada e construída pelos bolsistas e  coordenadores  do projeto sob o aval da  direção da escola. O objetivo foi criar uma aproximação positiva com as crianças  através do lúdico e exploratório, facilitando o contato dos bolsistas em ações futuras  do próprio projeto.  Esta foi a ação inicial para entrada do projeto no ambiente escolar. Desenvolvimento: A mesa expositora trata-se de uma atividade que envolve a apresentação de materiais interessantes e  diferentes dos brinquedos convencionais. Esses materiais desenvolvem musicalidade, percepção auditiva dos ritmos, atenção e aquisição de conhecimentos  novos. Utilizou-se  instrumentos musicais como xilofone, agogô, chocalhos, reco-reco  para desenvolver  jogos de percepção  auditiva e rítmica; descoberta dos sons graves, médios, agudos,  longos e curtos em brincadeiras que valorizavam e relacionavam a importância do escutar bem (integridade auditiva). Utilizou-se, também, jogos de quebra-cabeça para o conhecimento da audição com os temas:  como escuto? O que faz bem e o que prejudica a audição? Haviam jogos para a percepção do sopro e respiração ( jogo do futebol de sopro)  para a valorização da articulação no processo da fala; além jogos dos sete erros desenvolvendo  a atenção visual e espaço para desenho livre. Participaram desta atividade cerca de 500crianças.Ela foi realizada no pátio da escola. Concluímos que a interação e aproximação do projeto com a escola foi muito boa, pois  muitas crianças procuravam a atividade e se mantinham atentos e participativos. Vários pais também vieram participar das brincadeiras.  Pelo lado dos bolsistas, a experiência serviu para a interação e compreensão  do agir  com crianças, entendimento das relações  sobre o fazer fonoaudiológico no ambiente escolar e respeito as individualidades infantil. Notou-se que tais atividades são importantes para as crianças, demonstrando que é possível levar bastante conhecimento de forma lúdica e interativa. Com isso, as crianças adquirem maior conhecimento acerca dos  cuidados com o corpo e sua saúde além de  entenderem  o que faz um fonoaudiólogo na escola.