Última alteração: 2015-11-03
Resumo
O Projeto Saúde na Escola: prevenção dos problemas bucais e fonoaudiológicos tem como objetivo a promoção e prevenção da saúde odontológica e fonoaudiológica voltada para a atenção primária à saúde utilizando para isso abordagens educativas através de trabalhos lúdicos. Abrange não só a saúde dos alunos, dos professores e de todos os atores que circulam no universo escolar. A utilização de brincadeiras e de jogos fazem parte do cotidiano da criança e, além disso, desempenham importante papel em seu desenvolvimento servindo também como um elo educativo e recreativo na construção das relações pessoais no ambiente escolar. Para isso realizou-se nos dias 19 e 21 de maio de 2015 uma atividade de cunho educativo-recreativo com as turmas da escola CIEP Henfil localizada no Caju, RJ. Essa atividade foi pensada e construída pelos bolsistas e coordenadores do projeto sob o aval da direção da escola. O objetivo foi criar uma aproximação positiva com as crianças através do lúdico e exploratório, facilitando o contato dos bolsistas em ações futuras do próprio projeto. Esta foi a ação inicial para entrada do projeto no ambiente escolar. Desenvolvimento: A mesa expositora trata-se de uma atividade que envolve a apresentação de materiais interessantes e diferentes dos brinquedos convencionais. Esses materiais desenvolvem musicalidade, percepção auditiva dos ritmos, atenção e aquisição de conhecimentos novos. Utilizou-se instrumentos musicais como xilofone, agogô, chocalhos, reco-reco para desenvolver jogos de percepção auditiva e rítmica; descoberta dos sons graves, médios, agudos, longos e curtos em brincadeiras que valorizavam e relacionavam a importância do escutar bem (integridade auditiva). Utilizou-se, também, jogos de quebra-cabeça para o conhecimento da audição com os temas: como escuto? O que faz bem e o que prejudica a audição? Haviam jogos para a percepção do sopro e respiração ( jogo do futebol de sopro) para a valorização da articulação no processo da fala; além jogos dos sete erros desenvolvendo a atenção visual e espaço para desenho livre. Participaram desta atividade cerca de 500crianças.Ela foi realizada no pátio da escola. Concluímos que a interação e aproximação do projeto com a escola foi muito boa, pois muitas crianças procuravam a atividade e se mantinham atentos e participativos. Vários pais também vieram participar das brincadeiras. Pelo lado dos bolsistas, a experiência serviu para a interação e compreensão do agir com crianças, entendimento das relações sobre o fazer fonoaudiológico no ambiente escolar e respeito as individualidades infantil. Notou-se que tais atividades são importantes para as crianças, demonstrando que é possível levar bastante conhecimento de forma lúdica e interativa. Com isso, as crianças adquirem maior conhecimento acerca dos cuidados com o corpo e sua saúde além de entenderem o que faz um fonoaudiólogo na escola.