Portal de Conferências da UFRJ, 1ª Mostra Virtual de Projetos: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o Desenvolvimento dos Territórios

Tamanho da fonte: 
Projeto RECICLAB: Química Verde e Sustentabilidade
Paula Macedo Lessa dos Santos, Cláudio José de Araújo Mota

Última alteração: 2021-06-17

Resumo


O projeto RECICLAB atua no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2018 até o presente, campus Fundão, e a sua concepção foi baseada na ideia de fazer valer no cotidiano institucional práticas de Química Verde e de Sustentabilidade preconizadas teoricamente nos cursos de formação acadêmicos. O projeto é uma iniciativa voltada à gestão ambiental nas instituições públicas por meio da reavaliação dos processos de trabalho e do processo educativo sob a ótica do melhor aproveitamento dos recursos hídricos e dos insumos necessários à prática da Química no contexto pedagógico, ou seja, no processo de ensino e de aprendizagem. Assim, o projeto discute o uso racional da água no ambiente laboratorial, sobretudo no desperdício da água dos destiladores, a correta destinação dos resíduos gerados nas aulas e sua possibilidade de redução e reaproveitamento, evitando-se o despejo na rede de esgoto (ODS 6 e 12). O projeto busca o diálogo com o público externo acerca do Desenvolvimento Sustentável por meio de ações sob a forma do curso EaD Mudanças Climáticas (ODS 13), oficina Sustentabilidade (Agenda 2030), evento e pelas redes sociais. Seu público é o corpo social do IQ-UFRJ e estudantes e docentes da educação básica e profissional.

Palavras-chave


Economia Circular, Consumo Consciente, Química Sustentável.

Referências


AMARAL, S. T. et al. Relato de uma experiência: recuperação e cadastramento de resíduos dos laboratórios de graduação do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Quím. Nova, São Paulo, v. 24, n. 3, p. 419-423, jun.  2001.

LENARDAO, E. J. et al. "Green chemistry": os 12 princípios da química verde e sua inserção nas atividades de ensino e pesquisa. Quím. Nova, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 123-129, jan.  2003.

PITANGA, A. F. Crise da modernidade, educação ambiental, educação para o desenvolvimento sustentável e educação em química verde: (re)pensando paradigmas. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc., Belo Horizonte, v. 18, n. 3, p. 141-159, dez.  2016.