Portal de Conferências da UFRJ, 1ª Mostra Virtual de Projetos: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o Desenvolvimento dos Territórios

Tamanho da fonte: 
“PANCS: Plantas Alimentícias Não Convencionai. Alimentação Saudável e Nutritiva!!!!!!!
Simone Rossi da Silva, Patrícia Coutinho Barbosa

Última alteração: 2021-06-11

Resumo


O trabalho teve início no ano de 2019 quando as alunas Clara Izabel e Sarah Lavinea resolveram pesquisar sobre as Plantas Alimentícias Não convencionais para a Feira de Ciências escolar e notaram a importância delas para a obtenção de uma vida mais saudável.   Enquanto apresentavam perceberam que as pessoas possuíam pouco conhecimento sobre as PANCS, sua produção e o valor nutricional delas, e com isso acharam que seria importante dar continuidade ao trabalho no ano seguinte.

Enquanto eram feitas as leituras e pesquisas perceberam que existem poucas bibliografias e trabalhos de pesquisa sobre o tema e isso acabou aguçando mais ainda a curiosidade das orientandas, que perceberam a riqueza que a temática poderia gerar.

Entre as poucas bibliográficas encontradas, a mais consistente é a produzida por Valdely Kinupp e Harri Lorenzi, que é um dos maiores conhecedores e estudiosos de Plantas Alimentícias Não convencionais.   Muitas bibliografias se referem a planta em si, mas deixam de lado informações importantes como o valor nutricional, o como plantar, o como utilizar e com isso gera um conhecimento muito restrito e como consequência as pessoas passam a denominar as PANCS como “ervas daninhas” e com isso gera, infelizmente, um certo preconceito.

O aprofundamento do trabalho ocorreu justamente quando as orientandas perceberam a necessidade de criar formas e métodos para divulgar sobre a importância das PANCs dando ênfase em seus valores nutricionais, forma de uso, contraindicação e localização.  Para fazer um trabalho mais aprofundado foram escolhidas 8 PANCs típicas do estado do Rio de Janeiro.  As pesquisas de 2020 geraram uma segunda edição do Caderno de Receitas e um Catálogo Alimentar que possui fotos das PANCs e informações importantes como: Valore nutricional, Benefícios e Restrições das oito PANCs.

O trabalho ainda irá contar com a parte de plantio de mudas de PANCs na escola, na pesquisa individual que será feita junto à comunidade escolar sobre o conhecimento das PANCs, no mapeamento das PANCs no bairro onde a escola está localizada, na criação de um blog, de uma página do Facebook e do Instagram, além das Palestras que as alunas pretendem dar para a comunidade escolar.  Enfim, o projeto ainda tem muito a ser explorado e muita divulgação a ser feita junto a comunidade.

Palavras-chave


Alimentação, Alternativa, Saudável, Benefícios, Nutritivo

Referências


KINUPP, Valdely F.; Lorenzi, Harri.  Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil. Editora Plantarum. 01/01/2014.

 

VIEIRA, Maria do C; ZÁRATE, Nestor A H; LEONEL, Liliane AK. Plantas Alimentícias não Convencionais. 3.ed.rev. e atual. Embrapa Agropecuária do Oeste. 2018. Disponível em: <http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/183006/1/80-84.pdf.> Acesso em 26/08/2020

CARVALHO, Daniela. Você sabe o que são Pancs? Associação Paulista para Desenvolvimento da Medicina.  27/04/2017. Disponível em: <https://www.spdm.org.br/blogs/nutricao/item/2669-voce-sabe-o-que-sao-pancs.> Acesso em 26/08/2020.