Portal de Conferências da UFRJ, 1ª Mostra Virtual de Projetos: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o Desenvolvimento dos Territórios

Tamanho da fonte: 
Projeto Ares novos para a primeira infância
Cleyton Martins da Silva, Danilo Pinto Moreira Júnior, João Rogerio Borges de Amorim Rodrigues, Graciela Arbilla

Última alteração: 2021-06-19

Resumo


O objetivo principal deste projeto é obter informações sobre as concentrações de PM2,5 em áreas da cidade do Rio de Janeiro com alta densidade populacional, crianças em idade pré-escolar e escolar e famílias morando em condições desfavoráveis (baixo índice de qualidade de vida e/ou qualidade do ar regular) através da instalação de monitores de baixo custo (IQAir), bem como compartilhar os dados e resultados obtidos com a Prefeitura da cidade de forma que possam ser utilizados como suporte na procura de soluções para os problemas de qualidade do ar e qualidade de vida da população, especialmente as crianças.

Os resultados do monitoramento são disponibilizados on-line através do site IQAir e do aplicativo AirVisual que pode ser utilizado no celular pelo público em geral para informação dos valores horários e valores diários de concentrações de  PM2,5 e Índice de Qualidade do Ar (USA). Além disso, os usuários cadastrados, podem obter no site o histórico dos valores medidos.

Os resultados são também compartilhados com a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Red Convergencia para la Acción/Proyecto Aires Nuevos para la Primeira Infancia e a toda a sociedade podendo auxiliar na melhoria da qualidade de vida e saúde da população.



Palavras-chave


material particulado; monitoramento; saúde das crianças

Referências


Convergencia, 2021. Convergencia para la Acción. Aires Nuevos para la Primeira Infancia. https://convergenciaparalaaccion.org/aire-limpio-para-un-buen-comienzo/. 24 de maio de 2021.

IQAir, 2021a. IQAir Air visual enerprise. https://www.iqair.com/dashboard/enterprise/redciudadana/devices. 24 de maio de 2021.

SMAC, 2021. Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Boletim de Qualidade do Ar. http://jeap.rio.rj.gov.br/je-metinfosmac/boletim. 24 de maio de 2021.