Última alteração: 2021-06-24
Resumo
Formas descentralizadas e ecológicas de tratamento de esgotos podem ser uma alternativa para a implantação em localidades periféricas ou rurais, especialmente com baixa densidade populacional e baixo retorno econômico. Entre essas formas de tratamento estão as wetlands construídas, que se baseiam na depuração do esgoto através de processos físicos, químicos e biológicos de regiões alagadas e suas plantas.
O projeto WC&WC iniciou-se a partir de uma estação piloto de tratamento de esgotos e está sendo implementada no campus da UFRJ-Macaé. A estação tem como proposta tratar o esgoto gerado por um banheiro através de wetlands construídas de fluxo vertical. Devido a sua concepção, o projeto pode ser replicado para outros locais que não disponham de tratamento de esgoto, sobretudo a partir da validação do seu funcionamento na estação piloto.
A concepção do projeto converge com a proposta da ODS 6: água potável e saneamento. Pois o projeto WC&WC visa a contribuir para a universalização do saneamento, garantindo que o efluente seja tratado antes do seu descarte. Desta forma, a devolução do efluente tratado em conformidade com os parâmetros de qualidade ambiental colabora na preservação dos corpos hídricos receptores propiciando água limpa a outros usuários.
Palavras-chave
Referências
KADLEC, R. H.; WALLACE, S.D. Treatment Wetlands. Boca Raton, EUA: CRC, 2° Ed., 2009.
LAUTENSCHLAGER, S. R. Modelagem do desempenho de Wetlands Construídas. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
SALATI, E.; SALATI, E.F.; SALATI, E. Utilização de sistemas de wetland construídas para tratamento de águas. Relatório: Instituto Terramax- Consultoria e Projetos Ambientais LTDA, Piracicaba- SP, 2009.