Portal de Conferências da UFRJ, 1ª Mostra Virtual de Projetos: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o Desenvolvimento dos Territórios

Tamanho da fonte: 
Segurança e proteção do recém-nascido, da criança e sua família em diferentes contextos
Marialda Moreira Christoffel, Ana Leticia Monteiro Gomes, Elisa da Conceição Rodrigues

Última alteração: 2021-06-23

Resumo


O projeto teve início em 2018 e está sendo desenvolvido por integrantes pesquisadores do grupo de pesquisa de Enfermagem em Saúde do Recém-nascido e sua Família com alunos de graduação e pós-graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery e do Campus Macaé. A segurança é reduzir ao mínimo aceitável o risco de ocorrência de um evento com dano desnecessário (OMS, 2009). É fundamental discutir sobre a segurança e proteção do recém-nascido e da criança nos diferentes cenários: escolas, domicílio, unidades estratégias de saúde da família e hospitalares a fim de reduzir ao mínimo aceitável a ocorrência de riscos desnecessários, secundários ao cuidado à sua saúde. É preciso informar, sensibilizar e empoderar crianças e adultos nos diferentes contextos, fornecendo informações quanto: aleitamento materno e segurança alimentar, cuidados de termorregulação e nutrição do recém-nascido prematuro, a prevenção de acidentes na infância, direitos do recém-nascido e da criança. As famílias necessitam de apoio para cuidar de seus filhos, com evidências para ajudá-los a modificar estímulos negativos no cuidado ao recém-nascido/criança. Portanto o projeto tem como público-alvo crianças, mães/famílias, comunidade, profissionais de saúde e da educação. As ações do projeto articulam as atividades de ensino, pesquisa e extensão e se relacionam na interdisciplinaridade e na interprofissionalidade: saúde, educação, cidadania e direitos da criança para um desenvolvimento saudável.


Palavras-chave


Segurança do Paciente; Recém-nascido; Família; Proteção; Enfermagem

Referências


BARBOZA, L.E.M et al. Os conceitos de Florence Nightingale em tempos de pandemia da COVID-19 retratados em história em quadrinhos: relato de experiência. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0200>. Acesso em 17 de junho de 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno do gestor do PSE. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. 68 p.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. The Conceptual Framework for the International Classification for Patient Safety v1.1. Final Technical Report and Technical Annexes Geneva: WHO; 2009.