Portal de Conferências da UFRJ, 1ª Mostra Virtual de Projetos: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o Desenvolvimento dos Territórios

Tamanho da fonte: 
Aleitamento materno itinerário na atenção básica: desafios para desenvolvimento sustentável do milênio nas cidades de Macaé, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia.
Fernanda Amorim Nascimento Braga

Última alteração: 2021-07-04

Resumo


Introdução: O aleitamento materno está inserido em todos os 17 ODS, como bem destacado pelas Nações Unidas e a Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar – IBFAN. O Ministério da Saúde (MS) recomenda a prática da até os dois anos ou mais, sendo ela exclusiva (AME) durante os seis primeiros meses de vida. Objetivo: Analisar os determinantes sócio-demográficos, reprodutivos e psicológicos associados com o início e manutenção do aleitamento materno exclusivo de mulheres da gestação até os dois primeiros anos de vida da criança. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo exploratório com perspectiva complementar que contará com uma abordagem qualitativa, composta por entrevistas e de intervenção coletiva (roda de conversa) interdisciplinar, com a participação de mulheres (gestantes, puérperas, nutrizes e lactantes) e seus familiares, além de docentes, discentes e profissionais de saúde. Para a pesquisa o projeto recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, número parecer: 2.630.264; e para a extensão, o mesmo está cadastrado no SIGA (UFRJ). Resultados: Até o momento, os projetos vinculados já desenvolveram: capacitação teórica e prática em aleitamento materno de 87 alunos; um minicurso voltado para equipe de nutricionistas do município de Cabo Frio, RJ; produção de materiais educativos; realização de seis rodas públicas de conversa (n=31 participantes); criação de uma série de vídeos para o canal do youtube e acompanhamento de 59 gestantes e puérperas. Conclusão: A experiência adquirida e vivenciada até o momento foi capaz de proporcionar a integração entre equipes (acadêmicas e municipais), ampliando o contexto da promoção do aleitamento materno na região. Ainda, espera-se que a continuidade deste projeto propicie melhores indicadores ambientais e saúde materno infantil, embasado pelo fortalecimento da Universidade nos setores sociais e de saúde dos municípios parceiros.

 


Palavras-chave


aleitamento materno; saúde da mulher; saúde da criança; segurança alimentar.

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e alimentação complementar saudável no Sistema Único de Saúde (SUS) – Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/ gm/2013/prt1920_05_09_2013.html (acessado em 08/Mai/2017).

BRASIL. Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno; Secretaria de Atenção à Saúde, Ministério da Saúde. Avaliação do impacto da Rede Amamenta Brasil. http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/eeab/7_avaliacao_impacto_rede_amamenta.pdf (acessado em 05/mai/2017).

VICTORA, C. G.; RAJIV, B.; ALUÍSIO, J. D. B.; FRANÇA, G. V.; HORTON, S.; KRASEVEC, J.; MURCH, S.; SANKAR, M. J.; WALKER, N.; ROLLINS, N. C. Breastfeeding in the 21st century: epidemiology, mechanisms, and lifelong effect. Volume 387, Issue 10017, 30 January–5 February 2016, Pages 475–490.