Portal de Conferências da UFRJ, 1ª Mostra Virtual de Projetos: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o Desenvolvimento dos Territórios

Tamanho da fonte: 
Uma abordagem para gestão sustentável e eficiente de dados do solo
Élton Carneiro Marinho, Antoanne Pontes, Mônica Ferreira da Silva, Sérgio Manuel Serra da Cruz, Eber Assis Schmitz

Última alteração: 2021-07-05

Resumo


O solo é um recurso insubstituível para a vida na Terra e constitui-se de um componente vital em diversos sistema ecológicos. Computacionalmente, compreende-se solo como um todo organizado, constituído de um grande conjunto de sistemas e dados interdependentes que perduram no tempo e que requererem abordagens modernas e inovadoras para apoiar pesquisadores, gestores e produtores. A presente pesquisa faz parte de um trabalho mais amplo, tendo como sua principal contribuição a ampliação da qualidade, da reutilização e do compartilhamento dos dados de solos, gerando transparência e confiança no processo. A proposta visa criar um repositório blockchain com aderência aos princípios FAIR que comporte os dados e metadados de solos.

Palavras-chave


Ciência dos solos, Sistemas Agrícolas, Blockchain, Proveniência, FAIR

Referências


MARINHO, É. C. et al. Proteção de Dados : Proposta de gerenciamento de dados de solos usando os princípios FAIR e a tecnologia blockchain. Proceeedings of TICAL. Anais...Cuenca, Ecuador (Conferência Virtual): 2020a.

MARINHO, É. C. et al. Agricultura 4.0 : uma abordagem a partir dos princípios FAIR e tecnologia blockchain para gestão de dados de levantamentos pedológicos. CAI. Anais...2020b.

MARINHO, É. C.; CRUZ, S. M. S. DA; SCHMITZ, E. A. An approach for sustainable and efficient soil data management. Anais do BigDssAgro. Anais...out. 2020.