Portal de Conferências da UFRJ, 1ª Mostra Virtual de Projetos: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o Desenvolvimento dos Territórios

Tamanho da fonte: 
A CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE AMBIENTAL NA ATENÇÃO MATERNA E INFANTIL NO MUNICÍPIO DE MACAÉ/RJ
Patrícia Regina Affonso de Siqueira, Rejane Correa Marques

Última alteração: 2021-07-09

Resumo


A problematização do desenvolvimento dos espaços coletivos envolvem aspectos que abrangem: a contradição entre os diversos aspectos positivos produzidos pelo processo de urbanização e potenciais prejuízos sociais, econômicos e ambientais de alto impacto e de difícil avaliação; os aspectos físicos e sociais de uma localidade que podem atingir a saúde dos indivíduos; e a partir de uma visão mais abrangente, os agravos ao processo saúde-doença associados ao meio urbano, sobrepujando os atributos individuais. Neste contexto, destaca-se a vulnerabilidade das mulheres grávidas, dos fetos em desenvolvimento e das crianças pequenas à medida que os padrões de exposição ambiental se modificam em consequência de mudanças climáticas, econômicas, sociais e exposição a riscos provenientes das modificações destas realidades. Muitas exposições ambientais são consideradas evitáveis e desta forma as ações para prevenção de agravos ou redução de danos podem ser propostas a partir de evidências das consequências adversas à saúde. Assim, o estudo em tela apresenta como objetivo geral: avaliar os dados de saúde, socioeconômicos e ambientais disponíveis para a construção de indicadores de saúde ambiental para a população materna e infantil (primeiro ano de vida) do município de Macaé /RJ. Trata-se de um estudo epidemiológico, transversal e ecológico. Serão estruturados indicadores de saúde ambiental específicos a partir de dados estatísticos, disponíveis em sistemas de informação e fontes de dados secundários sobre mulheres durante o ciclo gravídico-puerperal e população infantil até o primeiro ano de vida completo residentes no município de Macaé/RJ. Para a proposição dos indicadores será utilizado o modelo FPSEEA (força motriz-situação-pressão-exposição-efeito e ações) que objetiva mensurar e monitorar os possíveis agravos à saúde decorrentes das constantes e intensas mudanças sociais, econômicas e ambientais. Espera-se que os resultados possam contribuir na instrumentalização local sobre questões relacionadas ao ambiente e saúde materna e infantil para um desenvolvimento humano sustentável.


Palavras-chave


SAÙDE MATERNA, SAÚDE INFANTIL; MEIO AMBIENTE, SAÚDE PÚBLICA.

Referências


Brasil. Saúde Brasil 2017: uma análise da situação de saúde e os desafios para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 426 p.

Prüss-Ustün A, Wolf J, Corvalan C, Bos R, Neira M. Preventing disease through healthy environments. A global assessment of the burden of disease from environmental risks. Geneva: World Health Organization; 2016.

WHO. World Health Organization. Don't pollute my future! The impact of the environment on children's health. Geneva: World Health Organization, 2017.