Portal de Conferências da UFRJ, 1ª Mostra Virtual de Projetos: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o Desenvolvimento dos Territórios

Tamanho da fonte: 
Voos: registrando e divulgando a biodiversidade
SILVIA Lorenz-Martins, Cassia Curan Turci, Jeanine Torres Geammal, Anael Silva Alves, Irene de Mendonça Peixoto, Ary Moraes

Última alteração: 2021-07-08

Resumo


O VOOS é o primeiro projeto de extensão oriundo do Laboratório de Representação Científica da UFRJ (LaRC), e tem como objetivo compartilhar conhecimento, proporcionando um mundo melhor por meio da educação, pesquisa, extensão e inovação. A equipe que compõe o LaRC é formada por profissionais de diferentes áreas do conhecimento, favorecendo a transdisciplinaridade. A UFRJ está compartimentada em diferentes campi, cada um com suas particularidades e diferentes fauna e flora. Por exemplo, há registros de mais de 220 aves, visitantes e moradoras, que circulam no campus da Ilha da Cidade Universitária, no Rio de Janeiro. Já no Observatório do Valongo (OV), uma das Unidades do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), localizado no centro da cidade, esse número chega a 39. O projeto VOOS pretende apresentar, representar e instigar as pessoas a conhecerem o ambiente que as cerca através de material especialmente produzido para essa finalidade.

 

Pretendemos promover uma aproximação entre o público e a biodiversidade da UFRJ, a partir da apresentação, representação e divulgação da fauna e da flora nativas de diferentes campi, utilizando criações científicas-lúdicas-artísticas, acionando linguagens variadas (textos, desenhos, pinturas, fotografias). Todo material produzido será publicado ou publicitado em várias plataformas (produtos, impressos, mídias sociais). A divulgação das informações tem o objetivo de despertar no público em geral o interesse em se aproximar dessa diversidade de espécies que coabitam a UFRJ. Intentamos despertar a curiosidade científica e a atenção artística do público sobre esses habitats e seus habitantes, divulgando e valorizando as produções artístico científicas dos aglomerados vivos que atravessam a UFRJ. Buscamos contribuir para o encurtamento das distâncias entre arte e ciência, assim como para as produções que se inserem nas fronteiras desses campos de conhecimento.

 

Buscamos contribuir para o encurtamento das distâncias entre arte e ciência, assim como para as produções que se inserem nas fronteiras desses campos de conhecimento, pois acreditamos na indissociação desses saberes e/ou na sobreposição de seus limites. Embora a informação seja transmitida de forma simplificada e acessível, todo esse projeto tem sido feito com a participação de ornitólogos, designers, ilustradores e também contamos com a participação de observadores e fotógrafos de aves que possuem um conhecimento prático nessa questão. As pesquisas mais recentes nessas áreas assim como na área de desenho científico estão presentes. Quando for possível o retorno presencial, roteiros especiais serão criados com a finalidade de observar a biodiversidade.

 

 

Embora seja um projeto desenvolvido para a UFRJ, ele é facilmente aplicável a qualquer região da cidade.



Palavras-chave


Arte; Ciências; ilustrações