Última alteração: 2021-07-01
Resumo
O ACS UFRJ Student Chapter é um grupo de extensão internacional de alunos de graduação e pós-graduação da Escola de Química e parte oficial da American Chemical Society (ACS), sendo o primeiro Chapter da ACS no Brasil dedicado à Química Verde. Em linhas gerais, visa aproximar a temática da Química Verde das instituições de ensino médio e superior, e das indústrias químicas do Estado do Rio de Janeiro. Em 2020, o ACS UFRJ Student Chapter iniciou uma série de atividades online diversificadas, visando a divulgação e o ensino de Química Verde. A evolução da pandemia da COVID-19 evidenciou muitas questões, dentre elas o ceticismo de alguns quanto ao conhecimento científico, e como a sociedade está conectada e exerce influência sobre o todo. Sob este contexto, é necessário desmistificar a ciência como agente causador de catástrofes e inseri-la como solução, não só para profissionais da área, mas para a formação de cidadãos com participação crítica, os quais poderão ser atores de uma concepção de mundo mais sustentável. Além disso, uma abordagem sustentável traz benefícios não somente para o meio ambiente, mas também para a economia de uma região. Com o intuito de ampliar a divulgação científica em Química Verde e contribuir com o ensino dessa área, a partir do segundo semestre de 2020 o capítulo estudantil desenvolveu atividades online voltadas principalmente para o público acadêmico, mas que também contemplaram professores do ensino básico e profissionais de empresas químicas.
Palavras-chave
Referências
[1] ALMEIDA, Q.A.R; SILVA, B.B.; SILVA, G.A.L.; GOMES, S.S.; GOMES, T.N.C. Química Verde nos cursos de Licenciatura em Química do Brasil: mapeamento e importância na prática docente. Revista de Eduação em Ciências e Matemática, v.15, n.34, p.178-187, 2019.
[2] FURTADO, S.; EUDES, R. O ACS UFRJ Student Chapter promove curso sobre conceitos básicos de Química Verde. Caderno de Química Verde in Revista de Química Industrial, n.768, p.24 (5-7), 2020.
[3] FURTADO, S.; FERREIRA, R. E.; MARCINIAK, A.; GUIMARÃES, D.; SILLMAN, L.; BRANDÃO, J.; BOUZON, J.; FREIRE, E.; SEIDL, P. Exploring active teaching-learning methodologies: UFRJ Green Chemistry Chapter overview. ACS Fall National Meeting, 2020, virtual. DOI: https://doi.org/10.1021/scimeetings.0c06735.