Portal de Conferências da UFRJ, 1ª Mostra Virtual de Projetos: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o Desenvolvimento dos Territórios

Tamanho da fonte: 
ENSINO E DIVULGAÇÃO ONLINE DA QUÍMICA VERDE NAS ATIVIDADES DO ACS UFRJ STUDENT CHAPTER
Silmara Furtado da Silva, Luiz Carvalho, Gabriela Rodrigues, Queli Almeida, Júlia Souza, Estevão Freire, Peter Rudolf Seidl

Última alteração: 2021-07-01

Resumo


O ACS UFRJ Student Chapter é um grupo de extensão internacional de alunos de graduação e pós-graduação da Escola de Química e parte oficial da American Chemical Society (ACS), sendo o primeiro Chapter da ACS no Brasil dedicado à Química Verde. Em linhas gerais, visa aproximar a temática da Química Verde das instituições de ensino médio e superior, e das indústrias químicas do Estado do Rio de Janeiro. Em 2020, o ACS UFRJ Student Chapter iniciou uma série de atividades online diversificadas, visando a divulgação e o ensino de Química Verde. A evolução da pandemia da COVID-19 evidenciou muitas questões, dentre elas o ceticismo de alguns quanto ao conhecimento científico, e como a sociedade está conectada e exerce influência sobre o todo. Sob este contexto, é necessário desmistificar a ciência como agente causador de catástrofes e inseri-la como solução, não só para profissionais da área, mas para a formação de cidadãos com participação crítica, os quais poderão ser atores de uma concepção de mundo mais sustentável. Além disso, uma abordagem sustentável traz benefícios não somente para o meio ambiente, mas também para a economia de uma região. Com o intuito de ampliar a divulgação científica em Química Verde e contribuir com o ensino dessa área, a partir do segundo semestre de 2020 o capítulo estudantil desenvolveu atividades online voltadas principalmente para o público acadêmico, mas que também contemplaram professores do ensino básico e profissionais de empresas químicas.


Palavras-chave


Química Verde; Divulgação Científica; Ensino; Sustentabilidade

Referências


[1] ALMEIDA, Q.A.R; SILVA, B.B.; SILVA, G.A.L.; GOMES, S.S.; GOMES, T.N.C. Química Verde nos cursos de Licenciatura em Química do Brasil: mapeamento e importância na prática docente. Revista de Eduação em Ciências e Matemática, v.15, n.34, p.178-187, 2019.

[2] FURTADO, S.; EUDES, R. O ACS UFRJ Student Chapter promove curso sobre conceitos básicos de Química Verde. Caderno de Química Verde in Revista de Química Industrial, n.768, p.24 (5-7), 2020.

[3] FURTADO, S.; FERREIRA, R. E.; MARCINIAK, A.; GUIMARÃES, D.; SILLMAN, L.; BRANDÃO, J.; BOUZON, J.; FREIRE, E.; SEIDL, P. Exploring active teaching-learning methodologies: UFRJ Green Chemistry Chapter overview. ACS Fall National Meeting, 2020, virtual. DOI: https://doi.org/10.1021/scimeetings.0c06735.