Portal de Conferências da UFRJ, 1ª Mostra Virtual de Projetos: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o Desenvolvimento dos Territórios

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ODS nas escolas de Duque de Caxias: Uma proposta de atividade extensionista na área de Educação ambiental
Nadine Tonelli Cavalari

Última alteração: 2021-07-06

Resumo


APRESENTAÇÃO:

O crescimento populacional e a expansão industrial refletem em uma produção de resíduos sem precedentes. No ano de 2018, foram gerados 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos no Brasil, o que perfaz 1% de aumento em relação a 2017. No entanto, somente 92% desses resíduos gerados foram coletados (ABRELPE, 2018). Só no Rio de Janeiro são gerados cerca de 21.000 toneladas de lixo por dia, dos quais apenas 66% possuem destinação final adequada, tornando este problema mais importante. Estudos de ecologia urbana silenciavam sobre as consequências negativas da intensa aglomeração humana em espaços urbanos cada vez mais reduzidos, o que pode ter favorecido a falta de conscientização ambiental para manutenção destes espaços na sociedade. As escolas são consideradas ambientes importantes para a difusão de políticas institucionais pois não apenas divulgam a informação, mas também determinam a transformação de atitudes e culturas e forma cidadãos conscientes.  Dentre os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável, agregar educação de qualidade e a formação de Cidades e Comunidades Sustentáveis tem sido tema central de abordagem da educação ambiental. O município de Duque de Caxias abrigou um dos maiores lixões do Brasil e a comunidade enfrenta até hoje os impactos sociais, econômicos e de saúde coletiva. Dentro desse cenário, propostas de engajamento da sociedade civil são fundamentais para a melhoria das condições ambientais no município.

OBJETIVOS:
Tendo em vista esse panorama o projeto tem sido impulsionado pela necessidade de conscientização e mobilização capaz de gerar mudanças de atitudes sobre a reciclagem do lixo e a sustentabilidade de um modo geral. Dessa forma, o projeto busca trabalhar a conscientização das crianças, adolescentes e público adulto tornando-as parte do projeto de maneira mais integrada e colaborativa, fazendo da separação dos resíduos um hábito comum e propagando ideias de sustentabilidade, preservação do meio ambiente, reciclagem para sua família e sua comunidade, agregando impacto do conhecimento adquirido e despertando uma consciência ambiental.

METODOLOGIA:

Os discentes tiveram contato com a problemática abordada através de atividades, aulas dinâmicas, jogos e oficinas que fazem ligação entre o conhecimento científico sobre a composição de resíduos e as possíveis formas de reutilização e reciclagem dos mesmos. As atividades foram realizadas tanto nas salas de aula como em visitas ao laboratório, além disso, as crianças entraram em contato com composteiras e atividades de reciclagem que proporcionaram um conhecimento multidisciplinar. Durantes os anos de 2020 e 2021 com a suspensão das atividades escolares o projeto atuou exclusivamente na internet, produzindo conteúdos diários (posts, vídeos, panfletos, folders informativos, resumos de artigos) que foram divulgados no instagram, facebook, site e youtube, que envolviam temas já trabalhados pelo projeto como conscientização, Lei 12.305, sustentabilidade e duas novas vertentes uma voltado a conscientização sobre o coronavírus e outra ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O projeto também faz a divulgação científica por meio de participação em eventos tanto dentro da UFRJ como fora, sendo convidado para participar de mesa-redonda de educação ambiental devido a  sua relevância.


RESULTADOS:
O projeto desenvolveu questionários e material didático para serem utilizados nas aulas, visando a abordagem da temática do 4º ODS de forma adaptada à realidade dos alunos e sua faixa etária. Foram desenvolvidas cartilhas infantil e adolescente, bem como folders com temática de vermicompostagem, oficinas de papel reciclado, com o objetivo de disseminar a educação ambiental e a sustentabilidade. O projeto participou de entrevistas na Rádio, eventos e congressos a fim de fazer a divulgação científica. O projeto conta ainda com suas redes sociais, YouTube e o site para ampliar as atividades e fazer postagens diariamente. Com a pandemia as atividades foram transferidas para as redes sociais, dessa forma o projeto direcionou suas postagens para conscientização da população, por meio da implementação do “calendário ambiental que reúne datas comemorativas para o meio ambiente onde são postadas matérias sobre as ODS. Para oferecer maior dinâmica e engajamento nas redes sociais o projeto trabalha duas ODS por mês, abordando metas, objetivos, frases dos pensadores, “eco-dicas”, vídeos para o youtube, além de mostrar os problemas que a ODS buscam resolver.. Acredita-se que essa dinâmica possibilite que a população reflita em prol dos ODS. O projeto sempre traz a problematização para contextualizar os objetivos trabalhados, associando-os com questões mais tangíveis a fim de evidenciar a melhoria da qualidade de vida e os impactos inerentes de mudanças cotidianas.

CONCLUSÃO: O ambiente escolar concentra um universo de oportunidades, especialmente para a formação de cidadãos conscientes e multiplicadores de ideias e culturas. O projeto aqui apresentado teve como base a melhoria da educação pública, mas identificou lacunas para o trabalho de divulgação dos ODS como pressuposto para a formação cidadã. As atividades que inicialmente eram realizadas no âmbito de 5 escolas do município de Duque de Caxias, migraram na pandemia para a internet e ganhou as redes como aliado de divulgação. As atividades trabalham a importância do conhecimento e implementação dos objetivos do desenvolvimento sustentável na comunidade de forma geral. Acredita-se que dinâmicas em rede propiciem a internalização de conceitos que antes eram restritos ao ambiente educacional. Sugere-se que nossas conexões sejam sempre implementadas a fim de que possamos ter uma sociedade mais engajada para poder estabelecer metas e cobrar o poder público frente ao não cumprimento dos objetivos coletivos.


 



Palavras-chave


Sustentabilidade; Educação Ambiental, Objetivos de desenvolvimento sustentável.

Referências


BIBLIOGRAFIA: Opcional. Até três referências bibliográficas. Norma ABNT NBR 6023/2018.