Portal de Conferências da UFRJ, V Seminário de Integração dos Técnicos Administrativos

Tamanho da fonte: 
ESPAÇO MEMORIAL CARLOS CHAGAS FILHO: UM LUGAR DE MEMÓRIA, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COMPROMETIDO COM A PRÁTICA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA.
Karina Siciliano Oliva Saraiva, Érika Negreiros Gonçalves, Gabriella da Silva Mendes, Pedro Henrique Bonini da Silva, Thaís Mancilio da Silva

Última alteração: 2017-07-26

Resumo



O Espaço Memorial Carlos Chagas Filho (EMCCF) é um museu de História da Ciência que busca preservar a história do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF),  partindo da reflexão da História e pesquisa iniciada pelo fundador do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho no ano de 1945. Juntamente com ele, a história de muitos cientistas é recontada pelos mediadores do espaço através de uma exposição temporária que reconta um pouco da História da ciência do Brasil. Fundado no ano 2000, o EMCCF preserva o antigo escritório e o acervo pessoal de Chagas Filho, fundador do IBCCF e importante pesquisador a medida que deixou trabalhos bastante relevantes sobre ciência e cultura e, buscando sempre associarn pesquisa ao ensino: “Na universidade se ensina porque se pesquisa” (CHAGAS FILHO, 1956). A divulgação cientifica é uma das principais práticas ali realizadas bem como  a realização de 3 projetos de extensão que visam atender toda a comunidade acadêmica e o público externo a universidade, como é o caso dos alunos de educação básica que visitam o EMCCF e laboratórios do IBCCF. Os projetos: “Descobrindo a Biofísica”, “EMCCF: Divulgando a Ciência Brasieira” e a exposição  “História da Ciencia no Brasil: O capítulo do IBCCF” devidamente  cadastrados na pró reitoria de extensão (PR5) hoje também compõe as disciplinas de extensão da nova grade curricular do curso de Ciencias Biológicas: Biofísica. Um novo projeto que já teve início no ano de 2015, chama-se “ Vitrines Memoriais: recontando a trajetória de grandes pesquisadores”e visa a organização de vitirnes que contam brevimente a vida e obra de grandes pesquisadores brasileiros que fazem parte da história do IBCCF e são montadas nos corredores do Instituto.

Divulgação Científica, Ciência, Extensão, Memória


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.