Portal de Conferências da UFRJ, VI SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS

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O ATO DE ESTUDAR COMO PROCESSO AUTORREGULATÓRIO – PROJETO PILOTO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UTFPR –CÂMPUS PATO BRANCO
ELIANE TEREZINHA FARIAS, Giliane Aparecida Schmitz

Última alteração: 2018-09-12

Resumo


Este artigo foi elaborado a partir de um projeto piloto intitulado O ato de estudar como processo autorregulatório, desenvolvido com os acadêmicos do 1º período do curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Pato Branco no primeiro semestre de 2017. Como objetivos o projeto se propôs a: (i) Apresentar os processos de autorregulação da aprendizagem, pois, é importante que os alunos conheçam os processos envolvidos na aprendizagem e resolução de problemas. Este conhecimento declarativo e procedimental sobre os processos envolvidos no aprender facilitará o conhecimento condicional sobre como e onde aplicar as estratégias de autorregulação aprendidas; (ii) Trabalhar com os alunos um repertório de estratégias de aprendizagem que os ajudem nas suas aprendizagens na Universidade e na vida, orientando-os para que reflitam sobre a sua aprendizagem enquanto treinam a aplicação dessas estratégias de aprendizagem à sua vida acadêmica. O projeto foi formatado em consonância com o livro Cartas de Gervásio ao seu Umbigo, dos autores Pedro Rosário; José Carlos Núñez; Júlio António González-Pienda, adaptada para a versão brasileira por Soely Aparecida Jorge Polydoro e Fernanda Andrade de Freitas (2012),  o qual contém 13 cartas. Desse modo, tem um número de 13 sessões previstas, com tempo de 60 minutos para cada sessão, essas sendo trabalhadas pela psicóloga e pela pedagoga da UTFPR/Pato Branco. Cada carta está organizada em torno de um conjunto de estratégias de autorregulação da aprendizagem: (i) estabelecimento de objetivos; (ii) organização do tempo; (iii) tomada de apontamentos; (iv) como vencer a procrastinação; (v) lidar com a ansiedade frente às avaliações; (vi) estratégias de memorização da informação;  (vii) o estudo para diferentes tipos de provas; etc.). Desse modo, a finalidade do projeto foi apresentar questões sobre estratégias e processos de autorregulação da aprendizagem, com o objetivo de possibilitar aos acadêmicos o enfrentamento de suas tarefas de aprendizagem com maior qualidade e profundidade.

Palavras-chave


acadêmico; aprendizagem autorregulada; Universidade Tecnológica Federal do Paraná

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