Última alteração: 2018-08-24
Resumo
O trabalho consiste em apresentar os desafios que o Gestor Público Moderno enfrenta no Modelo de Gestão Gerencial presente desde a década de 1990. Esse modelo de gestão exige que o Administrador Público seja mais eficiente e transparente em suas ações, utilizando ferramentas de gestão outrora utilizadas com mais ênfase pela iniciativa privada, com o pressuposto de entregar mais valor ao cidadão. O objetivo principal deste trabalho é compreender de que forma o BPM (Business Process Management), exemplo de abordagem utilizada no setor privado, pode contribuir com a prestação de um serviço mais eficiente ao cidadão/usuário, por meio da elaboração da Carta de Serviços do Colégio Pedro II (CPII), importante instrumento que apresenta os serviços prestados pela Instituição. O estudo foi elaborado por meio de abordagem qualitativa, empregando-se a pesquisa exploratória como objetivo, recolhendo e registrando fatos da realidade, ou seja, ferramentas propostas pelo BPM foram analisadas na prática a fim de melhor construir a Carta de Serviços do CPII. Além disso foi feito levantamento bibliográfico e análise da legislação pertinente. Obras que reflitam sobre o tema foram consultadas como recurso de coleta de dados na expectativa de ampliar o conhecimento sobre o assunto. Ao analisar os resultados, pode-se perceber que a partir da identificação dos processos finalísticos descritos na Cadeia de Valor, ficou mais fácil a elaboração da Carta de Serviços. A Cadeia de Valor demonstrou-se eficaz na identificação de processos que possuem como clientes finais o cidadão. Uma vez construído e publicado o documento final da Carta de Serviços ao Usuário, haverá maior possibilidade de controle social e consequente aumento na eficiência da prestação do serviço público oferecido. Por meio do presente trabalho, teve-se a oportunidade de entender o que é a Cadeia de Valor e como, na prática, ela pode colaborar no trabalho cotidiano. Conclui-se que é imprescindível que o Gestor Público contemporâneo busque meios cada vez mais produtivos para entregar maior valor ao cidadão. Há uma grande necessidade de revisão de métodos e técnicas obsoletas, devido a dinâmica das mudanças globais. Em virtude da capacidade do cidadão monitorar os gastos públicos e as iniciativas governamentais, acaba não sendo mais apenas prerrogativa da iniciativa privada, mas a Administração Pública também tem sentido essa necessidade de mudar constante e rapidamente, exigindo do Gestor Público maior transparência e comprometimento.