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MÍDIA E LINGUAGEM: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A PRODUÇÃO DA NOTÍCIA
Maria Cristina Vieira Bastos

Última alteração: 2018-08-24

Resumo


RESUMO: Com base no arcabouço teórico-metodológico da Linguística de Texto, este
trabalho tem por objetivo investigar como a referenciação, um dos pilares da nova
concepção de texto assumida pela Linguística Textual, contribui para construção de
sentido no gênero textual notícia, em mídias digitais. De acordo com as pesquisas em
referenciação de Mondada e Dubois (2003), Koch e Marcuschi (1998), Cavalcante (2013), Santos (2014), dentre outros pesquisadores, nosso objetivo específico é
analisar a utilização dos processos referenciais (anáforas diretas, indiretas e encapsulamento anafórico) que contribuem para argumentatividade no gênero textual notícia com a finalidade de “orientar” o seu sentido. Partimos do pressuposto de que tais processos referenciais são utilizados com o objetivo de convencer e persuadir o leitor a se engajar no projeto de dizer do jornalista e/ou da empresa de comunicação a qual este está vinculado. Neste trabalho, pretendemos contribuir para o ensino de leitura e interpretação de textos midiáticos, estimulando nos alunos uma leitura crítica que vise à reflexão acerca do valor argumentativo dos processos referenciais que, para além de apenas informar, desvelam julgamentos, valores e opiniões, e veiculam ideologias. Para realização dessa pesquisa, fizemos uma análise comparativa entre notícias publicadas pela grande mídia corporativa, a exemplo do jornal eletrônico O Globo digital, e pela mídia alternativa o Observatório da Imprensa. Nesse sentido, analisamos notícias acerca da disputa eleitoral de 2018 à sucessão presidencial, observando de que modo o jornalista ao utilizar os processos referenciais constrói o ponto de vista do jornal acerca dos fatos noticiados e, desse modo, veicula sua ideologia. Os resultados mostram que o ensino dos processos referenciais anafóricos é de suma importância para que o aluno faça a leitura e interpretação do texto, observando as intencionalidades na transmissão das notícias, e desse modo possa ser capaz de desenvolver uma reflexão crítica acerca da realidade que lhe é apresentada, pronta para consumo.


Palavras-chave


Linguística textual; Referenciação; Gênero notícia; Ensino.

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