Portal de Conferências da UFRJ, VI SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS

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PEP, O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA SECUNDARISTAS DO LABORATÓRIO CENTRAL DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DO MUSEU NACIONAL
Márcia Valéria De Souza

Última alteração: 2018-08-25

Resumo


O Laboratório Central de Conservação e Restauração (LCCR) do Museu Nacional, por meio do Programa de Iniciação Cientifica Junior (PIC-Jr), em parceria com o Colégio Pedro II, proporciona a alunos do ensino médio capacitação na área de Conservação em diversos materiais. Intitulado Programa de Educação Patrimonial (PEP), o curso consiste de aulas teóricas e práticas com objetivo de iniciar adolescentes.  Trata-se de um dispositivo de inclusão social, pois numa sociedade tão desigual como é a brasileira, acreditamos que a qualificação desses jovens contribua para despertar vocações, garantir mão de obra para instituições museológicas e até mesmo, colocar no mercado profissionais capazes de realizar trabalhos de forma independente, abrir um horizonte muitas vezes desconhecido, além de fortalecer o campo da Preservação Patrimonial. A proposta inédita, não só no sentido de estabelecer uma parceria com uma escola de nível médio, mas principalmente por possibilitar aos estudantes o contato com um acervo de valor inestimável, convivendo na prática com as temáticas relativas ao patrimônio, aplicabilidade e as discussões que permeam a continuidade,  segurança e os pressupostos que envolvem os bens culturais. Nesse sentido, a Educação Patrimonial representa uma forte ferramenta para a preservação e gestão do patrimônio cultural em nosso país, e, de modo concreto, forma e capacita alunos-cidadãos mais conscientes, principalmente em relação ao acervo cultural brasileiro, tornando-os  multiplicadores. Assim, a presente comunicação tem por finalidade apresentar o programa pioneiro de inclusão social que desde 2011 é desenvolvido pelo Laboratório Central de Conservação do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN/UFRJ), capacitando jovens na área de Conservação/Preservação Patrimonial.

 


Palavras-chave


Palavras-Chave: Educação Patrimonial; Formação; Ensino Médio; Inclusão social; LCCR

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