Última alteração: 2019-08-26
Resumo
Considerando a Extensão Universitária como um dos eixos centrais que referenciam a formação universitária, junto com Ensino e Pesquisa, e que sem cada um desses eixos a formação acadêmica e profissional comprometeria sua integralidade, pretendemos debater a atuação do segmento técnico-administrativo nas ações de Extensão Universitária.
Entendemos que o processo formativo concentra-se no Ensino, comum a todos os estudantes, principal público-alvo da formação universitária, e na Pesquisa, tendo a Universidade como central na produção de conhecimento e, mesmo considerando a participação do segmento técnico-administrativo, está referenciada na figura do docente, sendo docentes e estudantes os sujeitos reconhecidamente protagonistas da Universidade.
A atuação do segmento técnico-administrativo é conhecida pelo senso comum na esfera dos serviços, como atividade-meio e não necessariamente vinculada ao processo de produção do conhecimento. Ainda que a população que acessa os serviços prestados pela Universidade e que através deles, a nosso ver, acesse de forma reconhecida o conhecimento produzido por ela, assim como interaja no sentido de receber atendimento e, com isso, participar do processo de formação universitária, não é dessa maneira que a participação da população nas ações da Universitária é concebida como a que necessariamente deve ser estruturada para que a Universidade, além de gratuita e laica, seja socialmente referenciada.
A prestação de serviços e as atividades realizadas para o público externo da Universidade no âmbito da Extensão Universitária são aquelas que fundamentalmente podem ser desenhadas de maneira a integrar a participação da população, que delas participam, no processo de produção do conhecimento, considerando o conceito e diretrizes da Política Nacional de Extensão.
No entanto, a participação do segmento técnico-administrativo na Extensão Universitária ainda é lateral e sequer regulamentada para efeito de definição de carga horária no trabalho desses profissionais, como já é para docentes e para estudantes.
Queremos com esse trabalho fomentar o debate acerca do papel do segmento técnico-administrativo na Extensão Universitária na UFRJ, a partir da experiência na Coordenação de Extensão do Instituto de Doenças do Tórax - IDT/UFRJ (2017 - atual) e da atuação na Pró-Reitoria de Extensão - PR5 (2015-2017).