Última alteração: 2019-08-25
Resumo
No âmbito do ensino superior a produção científica é uma das atividades mais relevantes, sobretudo, para os discentes e docentes que fazem parte de Programas de Pós-graduação Stricto Sensu. São nesses ambientes privilegiados de formação de pesquisadores que surgem pesquisas com inúmeras contribuições significativas para o desenvolvimento científico, artístico ou tecnológico regional, nacional ou internacional. Desta forma, este trabalho teve como objetivo mapear a produção científica dos técnicos que são discentes vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a fim de, investigar a produção científica dos atores mencionados. A abordagem foi operacionalizada através de levantamento individual nos currículos lattes de cada discente matriculado do Programa. Para o mapeamento utilizou-se o software GEPHI que tem como objetivo auxiliar na exploração e compreensão de dados a partir de gráficos. O recorte do período analisado contempla o triênio de 2015 a 2018 e três tipologias documentais assim definidas: artigos completos publicados em periódicos, trabalhos publicados em anais de evento e apresentação de trabalhos e palestras. Os resultados apresentados neste trabalho servem de mapeamento de levantamento de indicadores de produção cientifica dentro do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação em relação à primeira turma de técnicos deste mestrado.