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Repositórios Institucionais e Redes Sociais Científicas: diferentes ferramentas de divulgação científica no Brasil
FLAVIA MARTINEZ FERREIRA CHERULLO

Última alteração: 2019-08-29

Resumo


A Cibercultura possibilitou a adoção de novas práticas e processos da comunicação na divulgação científica das Instituições de Ensino e Pesquisa no Brasil. Este artigo tem como objetivo comparar dois tipos de plataformas que podem ser encontrados hoje na Web 2.0 com a missão de disseminar a produção de conhecimento. Para isso realizamos um mapeamento que mostra como estes estão sendo utilizados, suas estatísticas e interações com outros serviços. De um lado, os repositórios institucionais (RI) de livre acesso promovem a divulgação científica de forma organizada e legitimada, permitindo a localização, uso e disseminação de documentos. Do outro, redes sociais acadêmicas tentam promover a união entre pesquisador e conteúdo de interesse por meio de algoritmos e interações em redes. Vamos tratar do desdobramento desta cibercultura para o âmbito da divulgação do trabalho de pesquisadores, através das ferramentas que surgiram para modificar a interação entre estes atores num espaço interativo mediado por computadores, softwares, códigos e algoritmos. Vamos abordar alguns buscadores que prometem procurar a informação que o usuário deseja em publicações científicas e repositórios digitais, mas também os que transformam essa procura em algo mercadológico. Por fim, levantaremos questionamentos éticos que surgem destas ferramentas com o objetivo de divulgar o trabalho de pesquisadores.


Palavras-chave


Repositórios Institucionais; Redes Sociais Acadêmicas; Cibercultura; Divulgação Científica

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