Última alteração: 2019-08-29
Resumo
Expõe uma pesquisa que foi desenvolvida no ano de 2015 e que fez parte da dissertação, Comunidades de prática online para as bibliotecas dos colégios de aplicação das IFES: um espaço de discussão sobre a mediação da leitura e da informação, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Apesar de o estudo ter ocorrido há quatro anos, alguns conceitos trabalhados na dissertação ainda estão em evidência e podem ser fontes de informação para o desenvolvimento de boas práticas em unidades de informação. Deste modo, apresenta informações sobre a criação de uma comunidade de prática online para os bibliotecários e demais profissionais, que atuam nas bibliotecas dos colégios de aplicação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), trocarem experiências e informações de maneira colaborativa sobre a mediação da leitura e da informação. Aponta quais são as ações de mediação desenvolvidas nessas bibliotecas dos colégios de aplicação das IFES. Mostra qual é a melhor plataforma na internet para a criação de uma comunidade de prática online. Para tanto, a fim de atender aos propósitos desse trabalho, é indispensável ressaltar os procedimentos metodológicos da pesquisa qualitativa que foram os instrumentos de coleta de dados (questionário e entrevista) e a técnica de tratamento dos dados (análise de conteúdo). Vale destacar que o universo da pesquisa de campo são as dezessete bibliotecas dos colégios de aplicação das IFES. O resultado apresenta informações relevantes sobre as atividades de mediação da leitura e da informação que são realizadas pelas bibliotecas dos colégios de aplicação. Além de constatar que o facebook é a mídia social ideal para esses profissionais refletirem sobre as suas práticas de maneira colaborativa em torno da mediação da leitura e da informação.