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Políticas Públicas e Extensão Universitária: o Programa Integrado da UFRJ para Educação de Jovens e Adultos
Última alteração: 2019-09-25
Resumo
O presente artigo teve como objetivo principal analisar os processos avaliativos conduzidos no Programa Integrado da UFRJ para Educação de Jovens e Adultos, atividade de Extensão desenvolvida junto à comunidade local pela Instituição. Para auxiliar no desenvolvimento do estudo foi realizada uma pesquisa exploratória, por meio de revisão de literatura e análise documental e, a fim de obter contribuições teóricas para a análise do problema em questão, realizou-se um levantamento preliminar sobre o histórico da Extensão no Brasil e sobre as políticas de Extensão realizadas na UFRJ, além de terem sido buscadas informações a respeito do Programa em questão. A partir do levantamento bibliográfico, as avaliações processuais realizadas foram comparadas com a literatura atual que trata da Avaliação, campo interdisciplinar de conhecimento que está em desenvolvimento no país. Considerando que avaliar refere-se à emissão de juízo de mérito ou valor de determinado objeto e que seus resultados podem auxiliar na melhoria de um Programa, verifica-se a necessidade de que a avaliação seja conduzida de forma a contribuir efetivamente para o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas. Além disso, tão importante quanto avaliar, deve ser o processo de divulgação dos resultados encontrados, permitindo sua disseminação adequada aos stakeholders, público envolvido e interessado nas informações obtidas.
Palavras-chave
Políticas Públicas; Extensão Universitária; Programa Integrado da UFRJ para Educação de Jovens e Adultos; Avaliação
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