Portal de Conferências da UFRJ, VII SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS

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Os desafios e dilemas enfrentados pela Biblioteca Eugênio Gudin/CCJE/UFRJ para adequar o acervo aos novos alunos ingressantes com deficiência visual
Priscila Gonçalves Soares, Josiane Silva de Alcântara

Última alteração: 2019-08-25

Resumo


Este trabalho tem como objetivo principal apresentar, a partir de um caso específico, os desafios e os principais dilemas enfrentados pela Biblioteca Eugênio Gudin/CCJE/UFRJ para adequar o atendimento e seu acervo aos novos ingressantes com deficiência nos cursos de graduação em Economia, Administração, Ciências Contábeis, Biblioteconomia, Relações Internacionais e Defesa e Gestão Estratégica Internacional, que são os cursos atendidos por esta unidade de informação. Durante os últimos anos a Biblioteca Eugênio Gudin (BEG) foi muito utilizada por alunos com mobilidade reduzida, deficiência física e com Transtorno do Aspectro Autista, no entanto, o uso da Biblioteca por estes grupos se restringia a seu espaço de leitura/estudo que do acervo propriamente dito. Com o início do ano letivo de 2019, houve o ingresso de um aluno com deficiência visual no curso de Ciências Contábeis, que recorreu à Biblioteca para se informar se existiam coleções em braille ou áudio livros que pudessem dar suporte aos seus estudos. Infelizmente a Biblioteca não tinha preparado o acervo para alunos que possuíam baixa visão ou cegueira, e não dispunha de equipamento com tecnologia assistiva para atender as necessidades deste usuário. Logo, buscou-se meios para que pudessem ser atendidas as necessidades informacionais do aluno. Em reuniões feitas na biblioteca com o apoio da Diretoria de Acessibilidade (DIRAC), pode-se adotar formas de tornar o espaço acessível para os alunos com deficiência e os futuros servidores que, por ventura, venham a ser lotados na biblioteca. A partir deste olhar, tivemos como resultado a instalação de programas acessíveis em todos os computadores da biblioteca pelo Técnico em Tecnologia Assistiva da DIRAC, um relatório também elaborado pela DIRAC, embasado pelas Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que mostrava todos os setores que não eram acessíveis da biblioteca e o Projeto de Áudio-livro para atender rapidamente o aluno ingressante de Ciências Contábeis do primeiro período. O Projeto de Áudio- livro surgiu a partir da discutição sobre a melhor forma do discente acompanhar as aulas, e firmar uma parceria com a Biblioteca, produzindo materiais adaptados às necessidades dele. Chegou-se a conclusão que a maneira mais rápida de entregar conteúdo informacional a esse usuário seria mobilizar a equipe da biblioteca para gravar áudios dos capítulos dos livros para que ele pudesse escutar em qualquer lugar. Esta foi uma solução paliativa, e atualmente a biblioteca investiga outras formas de prover informação para usuários com deficiência visual.

Palavras-chave


Biblioteca. Acessibilidade. Deficiência Visual

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