Última alteração: 2019-08-29
Resumo
O Mapeamento de Processos, uma etapa do Gerenciamento de Processos de Negócio, resume-se, basicamente, na elaboração dos modelos que demonstram como o processo: i) está sendo executado, a identificação de seus problemas e gargalos (As Is);e ii) passa a ser executado com melhorias (To Be). Pelo fato de não ser adotado institucionalmente, o trabalho nas unidades não está mapeado, com exceção de iniciativas isoladas.
A partir da identificação de problemas nos projetos de desenvolvimento de SIs (Sistema de Informação), pelo desconhecimento dos processos de negócio das unidades institucionais, a diretoria da InfoTic adotou em 2017 o Mapeamento de Processos, que consiste em reuniões para descoberta e modelagem dos processos de negócio dos clientes solicitantes, antes de iniciar o desenvolvimento do SI.
Essa inovação na InfoTic apresentou duas grandes dificuldades em relação aos clientes. O primeiro é que muitos gestores, na ânsia de informatizar o seu setor, imaginam que um SI resolverá todos os problemas existentes. Porém, o SI é um meio que facilitará o trabalho dos colaboradores e proporcionará mais qualidade na entrega de serviços, desde que, antes o processo de trabalho seja bem gerido. Para superar esse primeiro desafio, é explicado o que é o Mapeamento de Processos e seus objetivos, e que principalmente essa etapa não tornará a entrega do SI mais lenta, mas o oposto. O segundo desafio é obter as informações sobre o processo a ser mapeado. Normalmente, a explicação é confusa e o processo é apresentado como uma série de ações e eventos desconexos e desordenados. Esse obstáculo de comunicação vem sendo resolvido através de técnicas de comunicação visual.
Com o auxílio da equipe de Mapeamento de Processos, a diretoria da InfoTic analisa os modelos dos processos e decide sobre o desenvolvimento do SI. Em caso de parecer favorável, é realizada uma reunião de planejamento na qual os modelos são apresentados pela equipe de Mapeamento de Processos à equipe técnica. O objetivo é estabelecer as melhores estratégias para implementação do projeto a partir do momento em que a equipe técnica compreende o problema do cliente e como o SI poderá ajudar a resolvê-lo.
Desde sua adoção, o Mapeamento de Processos vem favorecendo a comunicação entre o cliente e a TI, além de possibilitar entregas de serviços mais ágeis e de melhor qualidade, tanto da InfoTic quanto dos clientes que utilizam os SI desenvolvidos.