Portal de Conferências da UFRJ, VII SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS

Tamanho da fonte: 
Manual Prático de Adiantamento da UNEB 2019
Julia Cardoso de Araujo, Adriana Maria Mendes de Almeida, Fabrício Fabian Dantas de Souza

Última alteração: 2019-08-25

Resumo


A maior instituição pública de ensino superior da Bahia, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), constantemente atualiza e adequa os seus procedimentos administrativos de acordo com a Lei e os Decretos que regem o Estado baiano. Em janeiro de 2019 foi descentralizada a análise de processos de concessão e comprovação de Adiantamento, passando a autonomia dessa função para cada departamento solicitante, seguindo as orientações da legislação vigente.

Em função dessa descentralização e para atender as demandas de orientação prática sobre a concessão, utilização e prestação de contas do recurso de forma mais abrangente, a Coordenação Contábil da Secretaria Especial de Contabilidade e Finanças (SECONF/UNEB) percebeu a importância de criar o Manual Prático de Adiantamento.

Com o objetivo de descrever o passo a passo, o manual foi criado para facilitar a formalização do processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e a análise de comprovação de utilização do recurso, bem como evidenciar a responsabilidade do Ordenador de Despesas, do Servidor responsável e as penalidades previstas em lei.

Os resultados esperados com o passo a passo são: redução da quantidade de ligações e e-mail’s recebidos na Coordenação Contábil, permitindo que outras demandas sejam solucionadas com maior brevidade; viabilização de todas as informações necessárias 24 horas por dia na página da SECONF/UNEB, atingindo várias localidades ao mesmo tempo.

É de significativa importância compartilhar a prática dessas informações não só para agregar e aperfeiçoar a atividade, como também contribuir com novas técnicas de melhoria das rotinas administrativas na esfera pública.


Palavras-chave


descentralização – análise – manual – Adiantamento – UNEB.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.