Última alteração: 2019-09-09
Resumo
Introdução: Este trabalho tem como tema a avaliação dos cursos de graduação das universidades públicas, no âmbito do SINAES e o impacto dos indicadores relacionados às Bibliotecas Universitárias nesse processo. Em 2004, através da lei n° 10.861, foi criado o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A partir de então, para o funcionamento dos cursos de graduação, as instituições de ensino superior (IES) são avaliadas para a obtenção de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento. A Biblioteca é um dos indicadores desse processo avaliativo, daí o impacto que pode gerar na nota dos cursos de graduação. O tema escolhido está adequado ao ambiente de trabalho da autora que deseja trazer para reflexão a importância da Biblioteca nas universidades. Para exemplificação do impacto desses indicadores na nota dos cursos de graduação, será feito um estudo de caso do curso de Conservação e Restauração da Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ. Esse tema, por se tratar da avaliação da educação de nível superior, apresenta relação com o eixo temático: Educação e Ciências Sociais. Fundamentação: Os indicadores da avaliação institucional sobre Bibliotecas universitárias: bibliografia básica, bibliografia complementar e periódicos especializados, que pertencem à dimensão Infraestrutura, têm peso na nota final dos cursos de graduação. Objetivo geral: Refletir sobre a importância das Bibliotecas no processo de avaliação institucional . Objetivo específico: Contextualizar a avaliação de acordo com a lei e identificar os seus indicadores, em especial da Biblioteca. Além disso, fazer a análise da avaliação do curso citado. Metodologia: A metodologia utilizada será a de revisão bibliográfica sobre o tema e de estudo de caso. O estudo de caso terá como base a avaliação feita pela comissão externa designada pelo INEP, no ano de 2019, do curso da EBA. Resultados: Podemos perceber a importância da avaliação das Bibliotecas para a nota dos cursos de graduação devido ao peso que os indicadores da Biblioteca têm na avaliação. E não somente isso, a importância das Bibliotecas para as universidades. Além disso, através do estudo de caso, foi possível concluir que a nota do curso em questão teve influência da baixa nota obtida pela Biblioteca da EBA. Conclusão: O conceito recebido pela Biblioteca Alfredo Galvão, nos indicadores bibliografia básica, bibliografia complementar e periódicos especializados impactou a nota do curso de Conservação e Restauração.