Última alteração: 2019-09-09
Resumo
É dever das universidades públicas agregarem os três pilares da produção de conhecimento como princípio através da indissociabilidade da tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, conforme aponta a Constituição Brasileira de 1988. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo principal apresentar a ação extensionista do Laboratório de Informática para Educação(LiPE), suas limitações e desafios, no Projeto de Formação de Professores de escolas públicas para utilização da informática, contribuindo para aproximar a academia da comunidade em geral, fortalecendo a relação universidade sociedade. Para este estudo de caso foi utilizada a metodologia participativa baseada nas dimensões críticas, reflexivas e emancipatórias(Thiollent, 2004) e no conceito de dialogicidade, através do diálogo problematizador, tendo como base a suspensão de ideias preconcebidas e o respeito a opinião tanto do investigado como do investigador(Paulo Freire, 1987). O LiPE, unidade do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ), surgiu em 1994, com a finalidade de realizar uma prática extensionista através de uma gestão e atuação por meio da metodologia participativa(Thiollent). Suas principais áreas de atuação são Tecnologia Social com ênfase em Informática para Educação e Apropriação Digital para Trabalhadores, movimentos sociais e empreendimentos solidários. O projeto de Formação Continuada de Professores desenvolvido pelo LIPE é uma das experiências bem-sucedidas do programa de extensão da UFRJ, e objetiva a produção de atividades educacionais a serem desenvolvidas de forma interativa nas dependências dos laboratórios de informática presentes nas escolas, agregando novas práticas ao cotidiano escolar. Considerando a vivência e a história da educação nas escolas públicas, os desafios de implementação da tecnologia de forma a contribuir na realização de novas metodologias no ambiente educacional, enfrentando o mundo novo do digital e agregando valores para uma comunidade escolar que consegue transformar o espaço do laboratório de informática num espaço de continuação de aprendizagens da sala de aula. O Projeto, ao longo de sua jornada, passou por diversas mudanças até chegar ao modelo atual, alcançando resultados positivos dentro das expectativas desejadas, por meio da metodologia participativa em um ensino que conecta a teoria com a prática, através da troca de saberes entre a UFRJ e professores e alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro.