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Experiência de transformação digital no processo seletivo de facilitadores de aprendizagem
Última alteração: 2019-08-25
Resumo
Busca-se contribuir para a otimização dos procedimentos da Gestão Pública Universitária, ao avaliar os resultados da inserção de uma ferramenta digital, apoiada na computação em nuvem, no planejamento e execução de um processo seletivo. Baseia-se nos princípios constitucionais de eficácia e eficiência na administração pública, tendo como objetivos: 1) corroborar a importância da assimilação de tecnologias digitais nos processos cotidianos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); 2) apontar caminhos para uma implementação descomplicada dessas tecnologias; e 3) refletir sobre possibilidades de aprimoramento contínuo dos serviços públicos. Para tanto, analisou-se o contexto do programa de Facilitadores de Aprendizagem, desenvolvido desde 2018 pela Diretoria de Acessibilidade (Dirac/UFRJ). A iniciativa oferece vagas para estudantes de graduação e pós-graduação da UFRJ atuarem na viabilização da permanência e da acessibilidade de estudantes com deficiência em suas formações acadêmicas. As seleções de facilitadores já realizadas foram regulamentadas por quatro editais publicados pelo Gabinete do Reitor (nº 762/2018, nº 960/2018, nº 60/2019 e nº 130/2019). Nos três primeiros, as inscrições foram feitas por e-mail, pelo envio de ficha de inscrição preenchida, datada e assinada; histórico acadêmico emitido pelo SIGA ou pelas secretarias de curso; e cópia de RG e CPF. Esses documentos foram recebidos e tabulados pela equipe da Divisão de Orientação e Suporte (Dirac-DOS), para avaliação de candidatos aptos a serem entrevistados. Já no último edital, optou-se pela elaboração de formulários eletrônicos vinculados a planilhas com preenchimento automático das informações enviadas pelos candidatos. A partir de uma abordagem quantitativa e qualitativa, com análise comparativa dos dados dos registros das ações e de entrevistas com membros da Dirac-DOS durante os meses de abril e maio de 2019, percebeu-se que o uso dos formulários eletrônicos proporcionou uma melhora significativa em termos de efetividade, sendo necessários menos recursos para atingir mais rapidamente as metas estabelecidas, reduzindo-se a realocação temporária de equipe e equipamentos para desempenhar funções específicas do processo. O grupo demonstrou boa aceitação da ferramenta, indicando sua continuidade nos próximos editais. Conclui-se que a utilização desses instrumentos digitais em processos seletivos, desde que considerados durante sua concepção, possui potencial positivo para o aperfeiçoamento do serviço público.
Palavras-chave
Boas Práticas na Gestão Pública; Tecnologias de Informação e Comunicação; Inovação; Melhoria de Processos; Editais.
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