Tamanho da fonte:
Quem são e o que pensam os usuários do portal da UFRJ?
Última alteração: 2019-08-27
Resumo
A Coordenadoria de Comunicação (Coordcom) desenvolve atualmente um projeto de reformulação do portal da UFRJ, com o objetivo de favorecer a imagem da instituição, despertar o interesse do público e impactar positivamente na credibilidade, oferecendo significativas melhorias na usabilidade e confiabilidade do sistema de modo beneficiar tanto usuários como gestores de conteúdo. A etapa inicial do projeto, iniciado em 2018, consistiu em mapear pontos fortes e fracos do portal atual, por meio de estudo crítico realizado colaborativamente entre a equipe web da Coordcom e docentes e alunos do Mestrado Profissional em Tecnologias e Linguagens da Comunicação, da Escola de Comunicação. A partir das conclusões apontadas pelo estudo, foi elaborado um questionário para validá-las entre os usuários do portal. Conduzido entre novembro de 2018 e março de 2019, o questionário contou com mais de 4.000 respostas, número considerado estatisticamente representativo da comunidade da UFRJ que acessa o portal, formada por alunos, professores, servidores, contratados e público externo. Além de perguntas específicas formuladas com o intuito de embasar o planejamento de um novo portal voltado para a experiência do usuário, o questionário realizou também um mapeamento extenso das características e interesses dos integrantes da comunidade mencionada. Dentre os resultados obtidos, a presente apresentação faz um recorte de alguns dos mais significativos, apresentando-os contextualizadamente por meio de uma interface gráfica de fácil visualização.
Palavras-chave
Portal; Questionário; Experiência do Usuário.
É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.