Última alteração: 2019-08-27
Resumo
Autores:Jacqueline Barbosa da Silva
Renato de Siervi Ferreira Alvares
Introdução: o presente trabalho se propõe apresentar a experiência no atendimento aos trabalhadores de Saúde do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho-HUCFF da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ na Seção de Saúde do Trabalhador-Sesat/Divisão de Recursos Humanos afetados pela Síndrome de burnout, recentemente oficializada pela Organização Internacional de Saúde (OMS) considerada como uma síndrome resultante do estresse crônico ligada ao trabalho que podem acarretar esgotamento físico e emocional como a perda do interesse em trabalhar, indiferença ao trabalho, sentimento de impotência, desvalorização, ansiedade e depressão, entre outros. Instituição importante pelo seu papel na assistência, ensino e pesquisa. Neste cenário, profissões que exigem um envolvimento interpessoal direto e intenso, como os trabalhadores de saúde, são as mais atingidas. Com destaque na nossa pratica, para a incidência de 70% dos profissionais de enfermagem, em relação ao total de atendimentos. Para explicitação desse processo, adotamos um referencial que valorize a singularidade do trabalhador, que ultrapasse da perspectiva focada no individuo e as expectativas relativas à sua capacidade de gerenciamento do stress e adaptação aos problemas ligados ao contexto do trabalho na saúde. Visto que tal limitação pode obscurecer as causas multifatoriais, os riscos psicossociais e ambientais para o desenvolvimento do burnout; a estrutura institucional caracterizada nos últimos anos pela precarização do sistema de saúde, produção e sobrecarga de trabalho; dinâmica das relações interpessoais e mecanismos de enfrentamento ao estresse e os danos morais na sua saúde física e mental. Objetivo: pretendemos contribuir para conscientização dos profissionais, chefias e gestores de Instituições de Saúde em relação aos desafios e aprimoramento das práticas de saúde para quem cuida, de modo a minimizar o impacto do estresse na sua qualidade de vida. Metodologia: apresentação em pôster, com discussão e reflexão crítica relacionada às questões abordadas que englobam a vivencia do burnout pelos trabalhadores de saúde. Conclusão: a universidade pública é um espaço de construção coletiva Neste sentido, acreditamos ser importante a discussão sobre burnout e o compartilhamento das ações desenvolvidas com empenho pela equipe multiprofissional do SESAT/DRH-HUCFF no acolhimento, atendimento sócio funcional, mindfullness, grupos reflexivos e praticas integrativas que minimizam o sofrimento dos trabalhadores.