Última alteração: 2019-09-01
Resumo
RESUMO:
Introdução: Este trabalho visa analisar como a difusão da educação financeira através de cursos ou acompanhamento pontual através de célula a ser criada dentro de cada unidade pode ajudar no dia a dia dos técnicos administrativos visando uma sustentabilidade financeira ao longo da carreira ativa impactando, por conseguinte, ao término desta, no orçamento individual de cada um com a ida para a aposentadoria. A abordagem sistemática desenvolvida no presente trabalho se justifica em virtude da falta de conhecimento por parte de grande número dos técnicos administrativos sobre meios alternativos e complementares à previdência recolhida compulsoriamente
Fundamentação: A falta de conhecimento e o acesso à educação financeira de maneira geral impactam no número de abonos, postergações de ida à aposentadoria e, diante do atual cenário político e econômico, antecipações prejudiciais – financeiramente – de pedido de aposentadoria à Gestão Universitária
Metodologia: Demonstração através de cálculos e produtos existente no mercado financeiro atual que podem minimizar o impacto da aposentadoria a um servidor – antes ativo – do quadro universitário. Demonstrar através de análises comportamentais sobre como mudança a de mindset pode ajudar o servidor ativo a ter ganhos em seu orçamento com uma melhor gestão dos seus vencimentos.
Resultados parciais: A baixa criação de cursos de extensão e apoio aos servidores bem como a mentalidade destes, consolida-se como um fator agregador negativo aos orçamentos pessoais individuais da comunidade técnico administrativa fato este que pode ser modificado em determinada escala de tempo.
Conclusão: A Educação Financeira não consiste somente em aprender a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro: É buscar uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro, proporcionando a segurança material necessária para aproveitar os momentos da vida e ao mesmo tempo obter uma garantia para eventuais imprevistos.