Portal de Conferências da UFRJ, VII SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS

Construindo uma universidade inclusiva: ações do núcleo pedagógico da DIRAC/UFRJ com os facilitadores de aprendizagem.

Viviane Giacometti Lameirão, Luiza Teles Mascarenhas, Rafael Damaceno Dias

Resumo


A Lei Brasileira de Inclusão (LBI), do ano de 2015, constituiu-se em um marco das lutas das pessoas com deficiência no Brasil. Essa lei, relacionada com as diretrizes indicadas pela Conferência Mundial das Pessoas com Deficiência realizada em 2006, articula, em grande medida, as ideias que estão implicadas na transformação de um modelo biomédico da deficiência para um modelo biopsicosocial. Dentre os conceitos presentes na LBI, considerando o trabalho realizado pelo Núcleo Pedagógico da Diretoria de Acessibilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é de fundamental importância o conceito de Profissional de Apoio Escolar. Essa importância acontece porque um dos programas que marcam a atuação dessa diretoria está relacionado com os discentes que auxiliam seus colegas com deficiência. Na DIRAC, denominamos esses apoiadores pelo nome de Facilitadores de Aprendizagem. Estes atuam em sala de aula ou em período extra-classe, no auxílio dos discentes com deficiência nas mais diversas atividades acadêmicas. O objetivo dessa comunicação é compartilhar os desafios e as práticas pedagógicas que vêm sendo dialeticamente construídas pelo Núcleo Pedagógico da DIRAC. No trabalho desse núcleo junto aos facilitadores de aprendizagem, e em articulação com as coordenações de diferentes cursos da UFRJ, podem ser identificadas ações que contribuem para a construção de uma universidade inclusiva.