Última alteração: 2017-08-17
Resumo
A comunicação apresentará resultados de uma pesquisa desenvolvida pelo GEPED – Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores, da Faculdade de Educação/UFRJ, orientada pelo objetivo de analisar o estado atual do ensino de didática na formação de professores e sua contribuição para o processo de constituição profissional docente. Considera-se que o objeto da didática, na sua perspectiva fundamental, multidimensional e crítica (CANDAU, 1983), é o processo de ensinar enquanto mediação e movimento de dupla transitividade (ROLDÃO, 2007). Desta forma, espera-se de um professor de didática que, através de sua forma de mediação do ensino, seus alunos, futuros professores, reconheçam que ensinar requer uma variada e complexa constelação de saberes passíveis de diversas formalizações teórico-científicas, científico-didáticas e pedagógicas. Em decorrência, na atividade docente há inúmeros fatores implicados, inclusive a forma como o professor compreende e analisa as suas práticas educativas, como articula diferentes saberes no seu ato de ensinar e como reflete na ação diante do inesperado e do desconhecido, confirmando a compreensão de que ensinar requer a estreita articulação entre os conhecimentos do conteúdo, o conhecimento pedagógico do conteúdo e o conhecimento curricular (SHULMAN, 2004). Como este processo é percebido e, mais do que isto, compreendido, pelos alunos, futuros professores? Como se apresenta a base de conhecimento profissional do professor formador e como esta é percebida pelo seu aluno, futuro professor? Os saberes da ação pedagógica (GAUTHIER, 1998), são colocados em evidência, no contexto da mediação didática, para que os futuros docentes reconheçam sua pertinência e especificidade? Orientado por essas questões, o estudo criou uma espécie de teia conceitual, situando a Didática e o seu objeto, o ensino, como pontos de partida. Sendo o ensino, objeto da didática, e, também, o processo que especifica a função docente (ROLDÃO, 2007), reconhecer os saberes mobilizados para a sua realização, manifesta-se como condição imperiosa ao desenvolvimento da atividade docente. Nessa tessitura, se inserem os diferentes percursos de formação docente, com sentidos diversos e em tensão no que toca à relação entre esses saberes, em especial o disciplinar e o pedagógico. Metodologicamente, a pesquisa circunscreve-se ao contexto de 14 cursos de licenciatura da UFRJ, com foco ajustado na perspectiva de seus estudantes. Para a construção dos dados, desenvolveu-se análise curricular dos cursos investigados; aplicou-se um questionário aos estudantes que tivessem cursado cerca de 70% do currículo; e realizou-se quatro grupos de discussão. Os resultados indicam maior ênfase política do que metodológica no ensino de didática, expressa nos temas trabalhados, na aula realizada e na relação com o professor formador. Manifesta-se a necessidade de um ensino centrado na escola pública, na educação básica e no trabalho docente.