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DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: UM OLHAR PARA O ESPORTE PARALÍMPICO
Luiza Silva Moreira, Juliana Pinheiro Peres

Última alteração: 2017-08-17

Resumo


O projeto em questão foi planejado com a finalidade de se articular ao trabalho interdisciplinar desenvolvido pela equipe de professores do primeiro ano do Ensino Médio, no ano de 2016, junto com a coordenação pedagógica, direção adjunta de ensino e serviço de orientação educacional do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp/UFRJ). A diversidade foi considerada como um ponto norteador para explorar o tema transversal da Pluralidade Cultural por entendermos que este é um tema que permeia as diferentes áreas do conhecimento. Como parte integrante deste trabalho interdisciplinar o Setor Curricular de Educação Física desenvolveu a temática diversidade através do trabalho com os esportes paralímpicos. A proposta de trabalho visou, inicialmente, aproveitar a oportunidade única de ter os Jogos Paralímpicos sediada em nosso estado, fato que possibilitaria uma participação efetiva no evento e, desta forma, estimularia um maior interesse por parte dos educandos. O trabalho teve como objetivo principal aproximar os esportes paraolímpicos, bem como as questões que perpassam esta temática, aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio do CAp/UFRJ. Após trabalhos e aulas sobre os esportes paralimpicos disputados nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, a equipe de educação física fez contatos com uma equipe de rugby de cadeira de rodas no intuito de conseguir uma palestra para os alunos. Desta forma, o trabalho com o esporte paraolímpico rugby de cadeira de rodas seguiu organizado em três etapas: i) roda de conversa com os alunos e o time de rugby em cadeira de rodas da equipe Santer Rio; ii) atividades experimentais dessa modalidade paralímpica com os atletas paralímpicos; iii) visita e observação de competição paralímpica da modalidade rugby de cadeira de rodas durante os Jogos Paralímpicos Rio 2016. O desenvolvimento destas atividades permitiu que os alunos vivenciassem o jogo de rugby em cadeiras de rodas e fomentassem debates sobre legado, corrupção, acessibilidade, mídia esportiva e outros temas que envolviam os esportes paralímpicos e os Jogos Paralímpicos Rio 2016. O envolvimento dos alunos nesse projeto resultou na realização de uma campanha na escola, pensada e realizada pelos alunos, através da venda de rifa para arrecadar fundos no intuito de auxiliar a única equipe de rugby em cadeira de rodas do estado do Rio de Janeiro (Santer Rio) a participar de um campeonato internacional. A quantia arrecada foi posteriormente doada em um jogo amistoso na Universidade Federal Fluminense ao final do ano.


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