Última alteração: 2017-08-18
Resumo
Introdução: Trata-se de um projeto de extensão universitária que trabalhou a prática do cuidado corporal através de ações extensionistas que envolveram temáticas com vista à promoção de saúde da população. O projeto de extensão em tela articula-se com a Pesquisa "Construção do Conhecimento e a Interação Humana". O diálogo foi a principal ferramenta utilizada e desencadeou ações que permitiram o compartilhamento de saberes entre a universidade e a comunidade, tendo como base os pensamentos de Paulo Freire. O tema referente a este trabalho foi a atividade a respeito de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e estilo de vida. Objetivos: colaborar para a construção de conhecimento do indivíduo a respeito de temas que lhe permitam uma melhor qualidade de vida; promover o autocuidado através de reflexões baseadas em suas próprias práticas e relatos, junto com seu conhecimento prévio, como preconiza Paulo Freire. Além disso, estabelecer um perfil do público a partir de um instrumento de coleta de dados semiaberto a respeito de seu conhecimento sobre HAS e estilo de vida. Metodologia: compreendeu-se pela aplicabilidade do método dialógico, de construção pactuada do conhecimento que se deu no terminal rodoviário central da cidade de Macaé, RJ. Incluiu a discussão de temas em saúde com a população, a confecção de materiais como folders, levantamento de dados, aplicação do pentágono do bem-estar com 42 cidadãos, o qual consiste num questionário que estabelece um perfil do estilo de vida individual a partir avaliação da frequência de determinados hábitos em cinco aspectos (nutrição, atividade física, comportamento preventivo, relacionamento social e controle do estresse) representados por cinco pontas, as quais contribuem para a qualidade de vida. Há ainda a elaboração de relatórios ao final de cada etapa. Os participantes do estudo assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados: A amostra totalizou-se em 43 sujeitos. Na vertente extensionista , notou-se interesse e impacto da população pelo tema trabalhado e os diálogos aconteceram de forma a valorizar o compartilhamento de saberes através da construção do conhecimento. E a análise dos resultados da coleta de dados, apontou que os sujeitos em sua maioria pertencem ao grupo de risco para o desenvolvimento da hipertensão arterial em vista dos familiares serem portadores da doença, logo, tem-se a necessidade de se atentar ao estilo de vida destes sujeitos. Conclusões: Percebe-se que a hipertensão arterial é um tema que não deve ser trabalhado de forma isolada, mas, em conjunto com o estilo de vida. Apesar de o tema ser conhecido no contexto da universidade, a comunidade apresenta um conhecimento parcial a seu respeito estando ainda na “consciência ingênua”, segundo Freire. As atividades realizadas foram de grande impacto para a população, sendo percebida a necessidade de informação e de educação em saúde em prol do profícuo estilo de vida, com destaque para a importância do cuidado de si. Logo, o profissional de enfermagem ao trabalhar a promoção da saúde deve contemplar o diálogo e o compartilhamento de saberes, incentivando a “consciencia” crítica na população.
Palavras-chaves: hipertensão arterial, estilo de vida, educação em saúde.