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A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE E CUIDADO CORPORAL
Gabrielle Victorino Calado, Franciele Marins Calazans, Marinda Batista dos Santos, Letícia Santos da Costa, Claudinier Francisco Alves Neto, Joyce Tavares Moreira, Marcelle Loureiro Terra, Lara Sevilha de Moura, Larissa Aguiar Bernardo, Jéssica Mayara Resende, Wanderlane Sousa de Lima, Hércules Rigoni Bossato, Gláucia Valente Valadares

Última alteração: 2017-08-18

Resumo


Introdução: Trata-se de um projeto de extensão universitária que trabalhou a prática do cuidado corporal através de ações extensionistas que envolveram temáticas com vista à promoção de saúde da população. O projeto de extensão em tela articula-se com a Pesquisa "Construção do Conhecimento e a Interação Humana". O diálogo foi a principal ferramenta utilizada e desencadeou ações que permitiram o compartilhamento de saberes entre a universidade e a comunidade, tendo como base os pensamentos de Paulo Freire. O tema referente a este trabalho foi a atividade a respeito de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e estilo de vida. Objetivos: colaborar para a construção de conhecimento do indivíduo a respeito de temas que lhe permitam uma melhor qualidade de vida; promover o autocuidado através de reflexões baseadas em suas próprias práticas e relatos, junto com seu conhecimento prévio, como preconiza Paulo Freire. Além disso, estabelecer um perfil do público a partir de um instrumento de coleta de dados semiaberto a respeito de seu conhecimento sobre HAS e estilo de vida. Metodologia: compreendeu-se pela aplicabilidade do método dialógico, de construção pactuada do conhecimento que se deu no terminal rodoviário central da cidade de Macaé, RJ. Incluiu a discussão de temas em saúde com a população, a confecção de materiais como folders, levantamento de dados, aplicação do pentágono do bem-estar com 42 cidadãos, o qual consiste num questionário que estabelece um perfil do estilo de vida individual a partir avaliação da frequência de determinados hábitos em cinco aspectos (nutrição, atividade física, comportamento preventivo, relacionamento social e controle do estresse) representados por cinco pontas, as quais contribuem para a qualidade de vida. Há ainda a elaboração de relatórios ao final de cada etapa. Os participantes do estudo assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados: A amostra totalizou-se em 43 sujeitos. Na vertente extensionista , notou-se  interesse  e  impacto da população pelo tema trabalhado  e os diálogos aconteceram de forma a valorizar o compartilhamento de saberes através da  construção do conhecimento. E a análise dos resultados da coleta de dados, apontou que os sujeitos em sua maioria pertencem ao grupo de risco para o desenvolvimento da hipertensão arterial em vista dos familiares serem portadores da doença, logo, tem-se a necessidade de se atentar ao estilo de vida destes sujeitos. Conclusões: Percebe-se que a hipertensão arterial é um tema que não deve ser trabalhado de forma isolada, mas, em conjunto com o estilo de vida. Apesar de o tema ser conhecido no contexto da universidade, a comunidade apresenta um conhecimento parcial a seu respeito estando ainda na “consciência ingênua”, segundo Freire. As atividades realizadas foram de grande impacto para a população, sendo percebida a necessidade de informação e de educação em saúde em prol do profícuo estilo de vida, com destaque para a importância do cuidado de si. Logo, o profissional de enfermagem ao trabalhar a promoção da saúde deve contemplar o diálogo e o compartilhamento de saberes, incentivando a “consciencia” crítica na população.

Palavras-chaves: hipertensão arterial, estilo de vida, educação em saúde.


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