Última alteração: 2017-08-17
Resumo
Introdução:O presente trabalho nasce da ação extensionista do projeto “Construindo o conhecimento em uma perspectiva dialógica através da educação em saúde”, estando este ligado ao projeto de pesquisa “A construção do conhecimento e a interação humana” (aprovada em Comitê de Ética da Escola de Enfermagem Anna Nery), onde temos por eixo central de trabalho, abordagens teóricas à luz de Paulo Freire. Isto em consonância com a discussão do Estilo de Vida, com repercussões para a qualidade de vida das pessoas. Logo, neste contexto, o tema Febre Amarela ganhou repercussão no início de 2017no Rio de Janeiro. O município de Macaé adotou por recomendação a campanha imunitária. Diante dessa problemática, as ações do projeto estiveram debruçadas sobre o tema. Objetivos:Identificar aspectos relacionados ao conhecimento da população sobre febre amarela e delinear as ações em saúde em prol da prevenção, da promoção e da recuperação da saúde, tendo como ponto de partida o cuidado com o corpo.Metodologia: A atividade de coleta de dados aconteceuem dois encontros: um no mês de março, na Orla da Praia; e outro no mês de abril, no TerminalRodoviário Central. Ambos no Município de Macaé. Associou o momento de entrevista, com sequência ao momento extensionista. Materiais lúdicos foram utilizados, além de um roteiro de diálogo a ser aplicado junto aos participantes. Resultados:Com amostra de 57 pessoas,aproximadamente 60% do sexo feminino, 47% estavam na faixa etária entre 18 e 30 anos, quase 50%possuíam ensino médio completo, e apesar do surto, 48% da população não sabia explicar o que eraa febre amarela, 96% responderam que a febre amarela era transmitida por mosquito, 82% afirmaramque existe tratamento para a febre amarela. Quanto à campanha, 36 pessoas afirmaram terem sidovacinadas; e destas, 26 vacinadas no próprio município.Quanto à relevânciadesta atividade, todos os entrevistados concordaram que esse tipo de abordagem é útil para alertar apopulação sobre diversos agravos à saúde. Em relevo, tivemos grande exposição de dúvidas por parte dos entrevistados, onde confundiam os sintomas da febre amarela com demais doenças ocasionadas pelo mosquito. Conclusão:com o desenvolvimento do projeto em tela, temos os pilares da Universidade, ensino, pesquisa e extensão contemplados, já que há uma profícua articulação. A tônica é compartilhar o conhecimento sobre o temade forma lúdica, didática e com linguagem apropriada à população, contribuindo para a prevenção e para promoção da saúde. Deseja-se, sobretudo, afirmar a postura crítica na contrapartida com o abandono ao olhar ingênuo frente às questões vinculadas à saúde.Indubitavelmente, contribuindo para o amadurecimento pessoal e profissional dos integrantes de todos os participes.
Palavras - chave: educação, saúde, conhecimento.