Portal de Conferências da UFRJ, Seminário A UFRJ FAZ 100 ANOS

Tamanho da fonte: 
Terapia Ocupacional na Educação:Relato de Experiencia em uma escola publica na zona oeste do estado do RJ.
Alessandra Pacheco Braga

Última alteração: 2017-08-17

Resumo


Este trabalho propõe discorrer sobre uma experiência acadêmica, na forma de Pesquisa Exploratória e Descritiva, com adolescentes do ensino fundamental de uma escola pública municipal do Rio de Janeiro, de 5ª a 9ª série. Trata-se de atividade de extensão universitária, caracterizadas por intervenções que buscam o exercício de metodologias participativas. Com o apoio dos pressupostos teórico-metodológicos da terapia ocupacional e da educação. As dinâmicas se constituíram como tecnologia de aproximação, construção de projeto e ampliação de redes de suporte junto aos alunos. O projeto consistiu-se na realização de grupos de discussão, debates e leitura, com pais e alunos; aplicação de enquete visando levantar suas sugestões e críticas sobre problemas emergentes nas questões do dia a dia na escola. Com a proposta de aproximação da Terapia Ocupacional na reflexão da sociedade contemporânea e no empreendimento de ações visando à melhoria do ambiente escolar, do aluno e seus familiares. Objetivo deste trabalho: Realizar um breve relato da experiência vivida na condução do projeto de pesquisa nesta escola. Metodologia: trata-se de um relato de experiência do PIBIEX. Resultado:  Participaram do projeto um total de 185 alunos, com encontros semanais durante o período letivo, que contou com alunos de graduação. O acúmulo dessas experiências nos ofereceu subsídios para a discussão acerca da inserção do terapeuta ocupacional (T.O) na educação de modo efetivo, colaborando para enfrentamento de problemáticas educacionais contemporâneas. A Terapia Ocupacional contribui com seus saberes biopsicossocial e humanístico, na análise de comportamentos, gestos e cognitivo dos alunos.


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.