Última alteração: 2017-08-18
Resumo
Este trabalho pretende apresentar o acúmulo parcial de reflexões do Grupo de Trabalho de Comunicação Social (GT) que, desde meados de 2015, discute a construção de uma política de comunicação institucional para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Este GT tem o apoio institucional da Reitoria e é composto por profissionais de Comunicação do quadro de diferentes setores desta Universidade, além de pessoas envolvidas e interessadas no fazer comunicacional, que, desde aquela data até o presente momento, somaram-se a este debate. A partir de reuniões periódicas e da realização de seminários sobre o tema com professores, pesquisadores e profissionais de Comunicação Social da Universidade e de outras instituições públicas e privadas, este GT pretende elaborar, até dezembro de 2017, um esboço da proposta a ser apresentada no Conselho Universitário (Consuni) até meados do próximo ano. O objetivo é que este documento sirva de parâmetro para as atividades de comunicação institucional realizadas no âmbito da UFRJ. A política de comunicação tem como premissa o entendimento da Universidade como uma instituição pública, gratuita, laica, democrática e autônoma, enfatizando os conceitos de comunicação pública e participação social. Dessa forma, sua comunicação deve ser norteada por essas características fundamentais. Também é essencial levar em consideração o histórico de fragmentação da UFRJ, tanto física quanto academicamente, que resulta hoje em um conjunto de centros e unidades de áreas do conhecimento díspares, com características próprias. Ademais, esta comunicação também não pode deixar de contemplar os três segmentos acadêmicos – docentes, discentes e técnicos-administrativos – que compõem esta Universidade. Assim sendo, uma política de comunicação institucional para a UFRJ deve ter como finalidade divulgar, informar, comunicar, interna e externamente, o conhecimento produzido por esses três segmentos, no âmbito desse conjunto de unidades e centros, da forma mais democrática, plural e equânime possível. Essa comunicação se dará por meio de informações ágeis, objetivas e transparentes divulgadas por canais e veículos de comunicação adequados para alcançar cada tipo de público. Com isso, o objetivo final é defender o interesse comum, por meio de uma comunicação pública e democrática, propondo temas, reflexões e debates à agenda nacional, para que a UFRJ, e toda universidade pública do país, coloque-se e se consolide como protagonista de nossa sociedade.
Palavras-chave: UFRJ, comunicação institucional, comunicação pública, política de comunicação.