Portal de Conferências da UFRJ, Seminário A UFRJ FAZ 100 ANOS

Tamanho da fonte: 
DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castro, Fernanda LAHTERMAHER Oliveira, Felipe da Silva Ferreira

Última alteração: 2017-08-17

Resumo


O presente resumo nasce de uma pesquisa mais ampla, denominada "A Didática e o aprendizado da docência no processo de constituição identitária de futuros professores", coordenada pela professora Giseli Barreto da Cruz no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores, alocado na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tal pesquisa abarcou 14 licenciaturas da UFRJ e teve enfoque no papel da disciplina Didática na formação de professores. Nesta oportunidade, serão apresentados os dados referentes à análise do curso de licenciatura em Educação Física, com o objetivo de compreender a aprendizagem da docência construída no contexto das disciplinas de Didática. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram no uso de questionários on line, com perguntas abertas e fechadas, preenchidos por licenciados em Educação Física que estivessem concluído ao menos 70% das disciplinas que integram a organização curricular do curso em questão, delimitação que garantiu que tivessem cursado ao menos uma das disciplinas dentro do escopo da Didática. Dentro destes parâmetros, o universo dos sujeitos investigados consistiu em 83 respondentes. No que tange à perspectiva teórica do estudo, a pesquisa se desenvolveu a partir da compreensão de que o ato de ensinar envolve a ação especializada do professor para promover a aprendizagem de seus alunos, requerendo a mobilização de saberes específicos, reconhecidos como base de conhecimento profissional docente. Para tanto, foram mobilizados autores como Maria do Céu Roldão e Lee S. Shulman. Os resultados inicialmente revelaram considerável gama de estratégias de ensino adotadas pelos professores formadores que lecionaram a disciplina Didática para os sujeitos da pesquisa. Discussão temática, leitura de texto, trabalhos em pequenos grupos, seminários e exposição foram algumas vivências relatadas pelos licenciandos. Embora não fosse o escopo central do estudo, notou-se, nas perguntas abertas, recorrente crítica ao formato dos primeiros semestres do curso voltados ao treinamento desportivo e/ou ao saber-fazer, o que segundo os estudantes, em um curso de licenciatura, dificulta o vínculo da Educação Física como o contexto escolar. Nesse sentido, a Didática é mencionada pelos estudantes como momento - em alguns casos o primeiro ao longo de tudo o curso - onde a escola é inserida em sua formação. Outros aspectos como a baixa carga horária para as disciplinas Didática Específica I e II também puderam ser observados com frequência. O diálogo dos achados com os autores que abordam a base de conhecimento docente permite visualizar a função da Didática como disciplina que permite, junto a um eixo que leva a docência ao centro dos cursos de licenciatura, subsidiar a prática docente destes professores em formação. No que se refere às especificidades da Educação Física, alguns enfrentamentos históricos arraigados no âmbito dos cursos de formação da área que, ao menos na literatura, parecem superados, precisam ainda ser alvo de maior reflexão no contexto investigado.

palavras-chave: ensino de didática; formação de professores; Educação Física.

 


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.