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EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: PARCERIAS PÚBLICO-PÚBLICO
Última alteração: 2017-08-17
Resumo
O projeto “Educação Ambiental com Professores da Educação Básica: Perspectivas Teóricas e Práticas” atua na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), integrando ensino, pesquisa e extensão, desde 2010. Em conjunto com estudantes universitários, professores e professoras, alunos e alunas da rede pública de educação do Estado do Rio de Janeiro, realizamos atividades de Educação Ambiental (EA) Crítica. Nosso projeto é composto por uma coordenadora da Faculdade de Educação da UFRJ, um assistente de pesquisa e extensão (também da Faculdade de Educação), três bolsistas de extensão e um bolsista de iniciação científica do Instituto de Biologia. Contamos, ainda, com professores colaboradores de escolas e instituições parceiras. As atividades do projeto têm como objetivo a discussão e a problematização de conteúdos relacionados ao ensino de ciências e biologia, à EA e suas interfaces, como sustentabilidade, agroecologia, agricultura, alimentação, lixo, consumo etc, focalizando o caráter político e social destas temáticas. Temos como subsídios teóricos-metodológicos para nossas ações em EA a perspectiva crítica, que não separa a questão ambiental dos contextos sociais dos sujeitos atingidos, entendendo o meio ambiente como uma forma de construção cultural, social, política e histórica. Trabalhamos, ainda, com autores do campo do currículo e da formação docente, que nos ajudam a pensar sobre os saberes mobilizados pelos docentes em suas práticas escolares. Em nossas atividades de extensão, produzimos oficinas pedagógicas, materiais didáticos, cursos e minicursos. Criamos um blog onde hospedamos nosso acervo digital, relatos de trabalhos e pesquisas, uma hemeroteca e uma biblioteca socioambiental catalogadas e disponíveis para empréstimo (eapeb.blogspot.com.br). Além disso, estabelecemos parcerias com diversas escolas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro e outras instituições de ensino e pesquisa, como a fiocruz. No contexto da pesquisa, investigamos os desdobramentos do projeto nas ações docentes e as criações curriculares advindas das parcerias com as escolas. Está em curso, também, uma pesquisa sobre a relação entre consumo e juventude e o papel mediador da escola nesse contexto. Desde 2015, fazemos parte da Rede de Agroecologia da UFRJ, em conjunto com outros projetos de extensão ligados à temática da agroecologia dentro da Universidade. Atualmente o projeto tem voltado seus esforços para o desenvolvimento de pesquisas a partir de conteúdos relevantes da EA escolar, como agricultura, sustentabilidade, direitos humanos e políticas públicas. Estas pesquisas buscam uma maior reflexão sobre os temas e a produção de novas ações para o projeto. As parcerias e os diálogos que resultam das relações com instituições públicas balizam nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão: em 2017, daremos continuidade ao trabalho com duas escolas (o CAp UFRJ e a Escola Municipal Friedenreich), à produção de materiais didáticos e às pesquisas sobre a educação ambiental nos contextos escolares.
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