UTILIZAÇÃO DA CALÊNDULA COMO PLANTA MEDICINAL
Resumo
A riqueza da diversidade dos biomas brasileiros contribui para que a utilização de plantas medicinais seja considerada uma área bastante estratégica para o país que detém grande parte das espécies presentes no planeta. De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Essenciais, Produtos Químicos Aromáticos, Fragrâncias, Aromas e Afins (Abifra), pesquisas demostraram que mais da metade da população brasileira já fez uso de alguma planta medicinal. As plantas medicinais são espécies vegetais utilizadas com propósitos terapêuticos.
A Calendula officinalis, popularmente conhecida como calêndula, malmequer, flor-de-defunto ou verrucária é uma planta medicinal utilizada principalmente anti-inflamatório e cicatrizante. Apresenta também a característica de antioxidante, agindo contra o envelhecimento precoce. É uma planta herbácea, anual, muito encontrada em jardins, com altura variando entre 30 e 70 centímetros, mais ou menos pilosa. Sua flor apresenta coloração que varia do branco amarelado ao laranja escuro e diferentes desenvolvimentos de corola. Desenvolve-se bem em climas quentes, como o do Brasil. Cultivada no período de calor, em solos leves, cresce rapidamente e floresce por longos períodos. Sua flor contém princípios amargos, pequenas quantidades de óleos voláteis e o pigmento denominado calendulina. Floretes são utilizados no tratamento de feridas e contusões, no alívio de sintomas de enjôo, náuseas e vômitos. As plantas floridas são utilizadas para remover verrugas. A C. officinalis é cultivada como alimento e planta medicinal desde a Idade Média.
Tem um alto valor econômico como planta medicinal e é amplamente utilizada em cosméticos, perfumes e preparações farmacêuticas, bem como em alimentos. Há um grande interesse no uso de suas propriedades pela indústria farmacêutica e cosmética, principalmente no desenvolvimento de biocosméticos.
Seu extrato pode ser obtido por infusão, maceração ou tintura. Uma infusão, a partir das flores e folhas desidratadas da calêndula e utilizada com propósitos terapêuticos. Para o preparo da infusão utiliza-se 1 a 2 gramas de flores em 150 mililitros de água.
A razão desta oficina é ensinar ao público a importância das plantas medicinais e como utilizá-las de forma caseira, sabendo identificar a flor nos jardins, desidratando-a a baixa temperatura para não haver degradação da planta e preparando a infusão com a calêndula em água filtrada quente.
Palavras-chave: Calendula officinalis; calêndula; planta medicinal; infusão.