Eixo de Trabalho: Educação Básica
Processos de inclusão/exclusão: olhares sobre a Educação Física escolar | |
Luiza Fagundes Cardozo |
DO DIAGNÓSTICO À INCLUSÃO: O CAMINHO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COM ALUNOS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Carolina Telhado Duarte |
GÊNERO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Lucas Baptista Mousinho Lins |
CORRIDA DE ORIENTAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA INCLUSIVA | |
Bruno dos Santos Del Esposti |
INCLUSÃO DA CRIANÇA COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
Gabriel Vighini Garozzi, José Francisco Chicon |
TEMAS TRANSVERSAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO | |
Breno Felipe Régolo da Silva, Sophia França da Cruz, Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castro |
“DESATANDO OS NÓS”: DA SALA DE AULA À QUADRA DA ESCOLA UMA PROPOSTA INCLUSIVA | |
Jonathan Fernandes de Aguiar, Maria Vitória Campos Mamede Maia |
Educação Física Escolar e inclusão de alunos surdos: relatando experiências do cotidiano | |
Juliana Eiras |
Deficiência Múltipla e Educação Física: publicações no Congresso Internacional de Ciências do Esporte | |
Rodrigo Peixoto, Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior |
INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA | |
Ana Patrícia Silva, Gabriela Aragão Souza de Oliveira, Janaína da Silva Oliveira, Márcia Miranda, Camila Muniz Capilupi |
DESMISTIFICANDO A IDENTIDADE DE GÊNERO E AS PRÁTICAS SEXISTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
Bruno Piedade De Souza |
A ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: REFLEXÕES CURRICULARES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO | |
Vitor Pereira Rodrigues Ferreira, Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior |
MEDIAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIOS E POTENCIALIDADES | |
Camila Muniz Capilupi, Ana Patricia Silva, Gabriela Aragão Oliveira, Janaína Silva Ferreira, Marcia Miranda |
O FUNK COMO INSTRUMENTO POTENCIAL DE RECONHECIMENTO E AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL | |
Lucimar Sant´Anna de Brito Passos |
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E TEA: ENTRELAÇOS PARA A INCLUSÃO | |
Bruna Nogueira Pereira, José Ricardo da Silva Ramos |
A cultura corporal na Educação Física escolar: Relato de aulas de capoeira | |
Beatriz Pereira De Souza, Fabianna Ramos |
JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ALTERNATIVA PARA REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE | |
Ana Carla Leocadio de Magalhães, Jaldomir Francisco da Silva Miranda, Isabela Cristina Sines Pires |
GESTORAS ESCOLARES FRENTE À EDUCAÇÃO INCLUSIVA - UM ESTUDO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE RIO POMBA - MG | |
Bruna Medina de Souza, Sarah Carolina Lopes, Priscila Gonçalves Soares, Kátia Josiany Segheto |
COPA NA MORAL: RESSIGNIFICANDO AS DIFERENÇAS | |
Felipe Guaraciaba Formoso |
TENSIONANDO O DISPOSITIVO DA HETERONORMATIVIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
Leandro Teofilo de Brito |
O Parkour como prática alternativa na Educação Física Escolar | |
Isabela Cristina Sines Pires |
O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: DIÁLOGOS SOBRE AS DIFERENÇAS CULTURAIS | |
Ana Paula da Silva Santos |
INCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E DA PERCEPÇÃO DO MOVIMENTO HUMANO | |
Juliana Assis Oliveira, Mariana Amarante Rocha, Bruna Gomes Carvalho, Alysson Daniel Carvalho |
AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO IMAGINÁRIO DE ALUNOS E ALUNAS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO E ESTRATÉGIAS PARA TORNÁ-LAS INCLUSIVAS | |
Luiz Gustavo Macedo Melo, Hugo Barreto Facundo Castro e Silva |
HUKA-HUKA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. | |
Roberta Gomes da Silva, Tatianne Filgueira da Nóbrega, July Roberta Amorim |
O EVENTO DE LÁ PRA CÁ COMO ESPAÇO DE APROXIMAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA | |
danielle Pimentel fernandes, Gabriel de Sousa Vandelli Carneiro, Danielle Machado Vasconcellos, Renato Sarti |
Obesidade Infantil e sua abordagem na Educação Física escolar | |
Caroline da Costa Falagan |
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE LUTAS COMO POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
Mariana Peres, Raquel Ludovino, Mariana Albuquerque, Michele Fonseca |
PRECONCEITO DE GÊNERO E INFLUÊNCIA NA EVASÃO DE MENINAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
Livia Silva Fernandes |
Educação Física Escolar e Transtorno do Espectro Autista: Uma análise das publicações de 2007 a 2017 | |
Victor Gonçalves de Oliveira Barreto |
EFD BAIXADA: IDENTIDADE E PROFISSÃO DOCENTE | |
Cassia Barbosa da Costa, Caroline Cattan, danielle pimentel fernandes, Renato Sarti |
CAPOEIRA ANGOLA: “A GUERRILHA AFRICANA” NA ESCOLA PÚBLICA | |
Bruno Rodolfo Martins |
A Educação Física, sua articulação histórica com o mundo do trabalho e alternativas para o ensino médio integrado. | |
Guilherme de souza Marques |
AUTISMO E EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PARCERIA DISCENTE/DOCENTE | |
Elizabeth Rodrigues de Oliveira Pereira |
Eixo de Trabalho: Ensino Superior
CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A PERSPECTIVA DOS FUTUROS DOCENTES | |
Vanessa Vieira Da Silva Sousa, Carolina Dantas Barreto |
Percepção dos alunos com deficiência sobre o processo inclusão na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro | |
Aryanne Holanda Leal |
A PRÁTICA DE ENSINO COMO MODELADORA DO CONHECIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA | |
Taynara Xavier Cruz, Joanito Niquini Rosa Junior |
Um Projeto Esportivo Na Formação Acadêmica Humanizada: Projeto APABB-UFRN | |
Abraão Lincoln Andrade |
Eixo de Trabalho: Formação inicial de professores/as
PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUINDO PARA PRÁTICAS INCLUSIVAS | |
Matheus Dantas de Lucena |
OS ASPECTOS RELACIONAIS DA CRIANÇA COM AUTISMO NA BRINCADEIRA | |
José Francisco Chicon, Gabriel Vighini Garozzi, Ivone Martins de Oliveira, Maria das Graças Carvalho Silva de Sá |
A AÇÃO MEDIADORA DO EDUCADOR NA BRINCADEIRA DA CRIANÇA COM AUTISMO | |
Rayanne Rodrigues de Freitas, José Francisco Chicon, Ivone Martins de Oliveira |
EDUCAÇÃO FÍSICA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO SOCIAL | |
Renata Loiza Alcântara Soares, Anderson Paulo Silva da Fonseca |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE OS CONCEITOS DE DEFICIÊNCIA E INCLUSÃO | |
Marcio Rodrigues José |
INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DISCUTINDO A FORMAÇÃO DOCENTE | |
Mariane de Almeida Bahiana |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM FORMAÇÃO ACERCA DO BULYING EM TORCIDAS UNIVERSITÁRIAS | |
Monique Corte de Vasconcellos, Michele Pereira de Sousa da Fonseca |
PASSADO E PRESENTE DO EGRESSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO BOLSISTA PIBID | |
Dinah Vasconcellos Terra |
Eixo de Trabalho: Formação continuada de professores/as
PROJETO DE EXTENSÃO CORPOS EM DEBATE: (RE)CRIANDO CAMINHOS ENTRE A DOCÊNCIA E A DISCÊNCIA. | |
ISABELE FERREIRA SANTOS, Juliana Alves Sorrilha Monteiro, Simone Freitas Chaves |
DIALOGANDO COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DO CORPO SENTIDO AO CORPO VIVIDO | |
Sára Maria Pinheiro Peixoto |
VIVENCIANDO A INCLUSÃO: CONSTRUINDO NOVAS POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA | |
ANA APARECIDA TAVARES DA SILVEIRA |
PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO PARA IDOSOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
Jeane moraes lourenço |
Ressignificando as práticas da Educação Física escolar por meio da criação/recriação de jogos: uma experiência na formação continuada | |
Alexandre Carvalho da Silva, Leandro Teófilo de Brito |
OFICINA DE BOCHA ADAPTADA: AMPLIANDO A INTERVENÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
Bruna Nogueira Pereira, Elionai Ribeiro Almeida Dias, Luciana Merath de Medeiros, Márcia da Silva Campeão |
EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: UM OLHAR PARA AS RELAÇÕES DO CORPO E NATUREZA | |
Roberta Carollo Salgado |
Eixo de Trabalho: Outras ações educacionais
A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA ORIENTADA PARA PESSOAS COM HIV/AIDS | |
Lúcio dos Santos Inácio |
PROJETO VITALIDADE: A INCLUSÃO DE IDOSOS POR MEIO DA ATIVIDADE FÍSICA | |
Josemara Pessanha |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO PARA JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E AUTISMO | |
Ingrid Rosa Carvalho, Gabriel Maroquio Zandomenighe da Silva, Géssika Alves Dos Santos |
O MEU CORPO SOU EU? – NARRATIVAS DE CADEIRANTES SOBRE A CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SUA IMAGEM CORPORAL | |
CARLA BORGES DE ANDRADE, Miguel Angel García Bordas |
Pedagogias Humanistas para Inclusão de Crianças com Autismo | |
Anderson Alves Silva, Larissa Giuseppe Ferreira Melo |
O USO DO PERFIL PSICOEDUCACIONAL REVISADO (PEP-R) PARA INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
Melissa de Lima Macedo |
PERCEPÇÃO DE FAMILIARES DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA SOBRE A INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES AQUÁTICAS EXTRACLASSE PARA AS ATIVIDADES ESCOLARES | |
Eduarda Gelsdorf Seckler, Luciana Erina Palma Viana |
Yoga e Meditação como ferramentas na Educação Física Escolar | |
Andréia Laurita Vieira, Joana Freitas |
______________________________________________
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Configurado por André Luiz Bufoni