Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ
March 22, 2021 – March 26, 2021
Criado em 1999, o Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ reúne anualmente pesquisadores, docentes e discentes da instituição e de outros centros para discussão e intercâmbio de informações sobre pesquisas em andamento nas áreas cobertas pelas Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ. Desde sua 15ª edição em 2016, o Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ tem contado também com a participação de pesquisadores de instituições em âmbito nacional.
Notícias
Envio das apresentações dos GTs |
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Atenção palestrantes. As apresentações dos Gts devem ser enviadas até o dia 23 de agosto de 2022 para o email: bessc2022@facc.ufrj.br |
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Publicado: 2022-08-17 | Mais... |
Programação geral do “19° Colóquio de Pesquisa PPGM-UFRJ: 40 anos de Pesquisa em Música” |
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A coordenação geral e a comissão organizadora do 19° Colóquio de Pesquisa PPGM-UFRJ: 40 anos de Pesquisa em Música informam que encontra-se disponível no site do Programa a sua programação geral, com início no dia 22 de março às 11 horas com transmissão ao vivo pelo canal do evento no Youtube. |
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Publicado: 2021-03-18 | |
Trabalhos aprovados para o “19° Colóquio de Pesquisa PPGM-UFRJ: 40 anos de Pesquisa em Música” |
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A coordenação geral e a comissão organizadora do 19° Colóquio de Pesquisa PPGM-UFRJ: 40 anos de Pesquisa em Música anunciam o resultado final da avaliação dos trabalhos submetidos ao evento nas áreas de Educação Musical, Etnomusicologia e Etnografia, Musicologia Histórica, Composição, Análise Musical, Cognição Musical, Sonologia, Filosofia da Música e Práticas Interpretativas. De um total 59 submissões, avaliadas por intermédio do Open Conference Systems (OCS) por 70 pareceristas de quatro regiões do país em sistema de avaliação duplo-cega por pares (double-blind peer review), foram aprovadas as 48 seguintes: Aline da Paz, “A necessidade permanente de desconstrução docente como parte do processo pedagógico musical” Aline da Paz, “Mulheres do INM, produção musical e biografias” Almir Calebe Marcião dos Santos, “Música e inteligência: a educação musical como meio para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, psicológicas e psicomotoras do ser humano” Ana Miccolis, “Desenvolvimento de sistemas composicionais híbridos a partir de entidades e objetos mapeados no processo composicional de Xenakis” Ariane Isabel Petri, “Processos de variação na música e em áreas extramusicais: nada de novo sob o sol?” Daniel Gouvea Pizaia, “O performer enquanto sujeito protagonista: limites conceituais e empíricos na indeterminação e colaboração” Danielly de Souza Silva e Maria José Chevitarese, “Breve panorama composicional de Ernani Aguiar: uma abordagem cronológica de sua produção” Eduardo Henrique Santos e Ana Paula da Matta Machado Avvad, “A improvisação musical e a estética transcendental kantiana: a filosofia pode detrás das decisões em tempo real” Eduardo Henrique Santos e Ana Paula da Matta Machado Avvad, “Blirium C9, de Gilberto Mendes: Improvisação e indeterminação ou justaposição dos termos?” Fabio Adour da Camara e Ricardo de Almeida Gonçalves, “Reorganizações motívico-fraseológicas da peça Gnomus, de Modest Mussorgsky, em The Gnome, de ELP” Fabio Adour da Câmara e Cláudio Pereira de Souza, “Em busca do Perfil Conceitual de Percepção Musical” Fabrício Solano Gonçalves, “Compondo (com) o Som: quando a composição musical emerge da pesquisa” Fernando Henrique dos Santos, “Performance musical no século XXI: abordagens e processos criativos de conjuntos ibero-americanos de música contemporânea” Fernando Vago Santana e Leonardo Gavinho de Azevedo, “Abordagens de desenvolvimento da proficiência pianística a partir de excertos de repertório: contribuições de Alberto Jonás e Neil Stannard” Filipe de Matos Rocha, “Sistemas composicionais desenvolvidos a partir da Análise dos Padrões Rítmicos (APR)” Giselle Justino Fonseca, “Chiquinha Gonzaga e o universo sacro refletido em suas obras” Gislene Natera, “Musiquinha – o uso do diminutivo na Educação Infantil” Hugo Farias de Sousa, “Ensino de violão e Hibridismo Cultural: reflexões sobre a pedagogia do instrumento” Ivette Janet Céspedes Gómez, “In Memoriam Frank País de Harold Gramatges: estudo de seus marcos de recepção nacional e internacional (1961-1976)” José de Carvalho Oliveira e Marco Túlio de Paula Pinto, “Peixinho danse le frevo au Brésil, Gilberto Mendes (1999) – pluralidade estilística, interpretação e construção da performance: apontamentos iniciais” José Evangelista da Silva Junior e Daniel Junqueira Tarquínio, “O concerto para flauta e orquestra de Villani-Côrtes: estratégias para preparação da performance” Leonardo Moraes Batista, Acsa Braga Costa, Danilo Cunha de Jesus dos Santos, Thamara Collares do Nascimento e Victor Hugo Costa Cantuária da Silva, “Mas a música não veio de lá, da Europa? Questões para pensarmos a pesquisa desde a etnomusicologia” Liduino José Pitombeira de Oliveira, “Sistemas composicionais: tipologia e bases epistemológicas” Marcele Pedrotti Dutra Meneses, “O circuito das companhias líricas musicais entre 1850 e 1870 na rota das cidades do Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) e Rio Grande (RS)” Maria Aida Falcão Santos Barroso, “Influências armoriais na composição para cravo no Brasil” Maria Alice Volpe e José Jarbas Pinheiro Ruas Junior, “Cartografia musical do Rio de Janeiro em 1845: empresas, instituições e associações” Maria Clara Peinado Pereira, “O sistema de afinação de 31 partes por oitava de Nicola Vicentino” Maria José Bernardes Di Cavalcanti, “Repertório didático pianístico: avaliação em níveis de dificuldades para uma aplicação metodológica de ensino” Mateus Alencar Nikel e Monique Andries Nogueira, “A pontuação sobre tempo de trabalho pregresso em educação básica nas seleções para formador docente em educação musical: amostra do estado do Rio de Janeiro” Matteo Ciacchi, “Entre ideologia e estética: música, vanguarda e o ambiente universitário em Pernambuco e na Paraíba na década de 1960” Miriã Cristini Garcia Valeriano de Matos, “O canto coral amador no Brasil em tempos de COVID-19: estratégias de atuação e suas implicações para o futuro” Mirty Kátlhy da Silva Souza, “Maracatu de Baque Virado em transformação: os maracatus recentes” Myrlla Muniz Rebouças, “Na aldeia, o universo – uma interpretação” Nilton Soares da Silva Junior, “O ensino de música na Região Sul fluminense: um levantamento dos projetos socioeducacionais que atuam no ensino de instrumentos musicais” Paula Cristina Cabral Martins, “Lundú característico de Joaquim Callado (1848-1880): análise temporal da parte A através da comparação de gravações para construção de um gesto na interpretação” Pedro Proença e Liduino José Pitombeira de Oliveira, “ParsePy: aplicativo para análise particional em Python” Priscila Loureiro Reis, “Por uma visão da música como obra” Rafael Galvão de Oliveira, “A Base Nacional comum curricular para a educação infantil e a music learning theory de Edwin Gordon: aprendizagem musical na educação infantil (pré-escola)” Roberto Macedo Ribeiro, “A análise estilística como ferramenta para a modelagem sistêmica” Roberto Macedo Ribeiro, “Sistemas dinâmicos: uma interseção com a noção de estilo” Rodrigo Balthar Furman, “Markov Metrics: Modelagem métrica a partir do Dream Theater” Rubia Mara de Almeida Siqueira, “Música, pensamento e interpretação” Samuel Silva, “A produção musical no contexto do disco Afro-sambas: as tensões e contradições entre a indústria fonográfica e fazer artístico” Saulo Luiz Vieira Ligo Junior, “Sério Belluco, arquivo violonístico e trajetória musical” Tiago dos Santos de Souza, “Organicidade e evolução: Caetano Veloso, Tinhorão e a crise da música popular brasileira (1965-1966)” Vinicius Braga e Liduino José Pitombeira de Oliveira, “Desenvolvimento de sistemas composicionais dinâmicos abertos utilizando operações paramétricas” Vinicius Macedo Santos, “Um olhar etnográfico sobre a história dos primeiros conjuntos de saxofones no Brasil a partir dos jornais e fonogramas das primeiras décadas do século XX” Willian da Silva Lizardo, “A edição prática das sonatas para piano de Marcelo Rauta” Informações detalhadas sobre o 19° Colóquio de Pesquisa PPGM-UFRJ: 40 anos de Pesquisa em Música, como programação geral e links de acesso para o evento, que ocorre inteiramente por via remota entre os dias 22 e 26 de março de 2021, serão divulgadas em breve pela organização do evento. |
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Publicado: 2021-03-10 | |
Chamada de trabalhos para o “19° Colóquio de Pesquisa PPGM-UFRJ: 40 anos de Pesquisa em Música” |
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O Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ anuncia chamada de trabalhos na modalidade resumo expandido para a décima nona edição do seu Colóquio de Pesquisa, comemorativa dos 40 anos do PPGM-UFRJ. O evento ocorre inteiramente por via remota entre os dias 22 e 26 de março de 2021, com sessões de comunicação relacionadas a pesquisas desenvolvidas em âmbito regional e nacional nas áreas de Educação Musical, Etnomusicologia e Etnografia, Musicologia Histórica (com ênfase na História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana), Composição, Análise Musical, Cognição Musical, Sonologia, Filosofia da Música e Práticas Interpretativas. As submissões online devem ser realizadas até o dia 10 de fevereiro de 2021 através da página do 19° Colóquio de Pesquisa PPGM-UFRJ: 40 anos de Pesquisa em Música no Portal de Conferências da UFRJ, no link: https://conferencias.ufrj.br/index.php/cppgm/19cppgm/about/submissions#onlineSubmissions O resultado final será divulgado no dia 10 de março de 2021. Para cadastro como autor, acesse https://conferencias.ufrj.br/index.php/cppgm/19cppgm/user/account. Para inscrição gratuita no evento, como participante ou ouvinte, acesse https://conferencias.ufrj.br/index.php/cppgm/19cppgm/schedConf/registration |
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Publicado: 2021-01-05 | |
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Informações sobre a Conferência
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