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Processo de Avaliação pelos Pares
1. AVALIAÇÃO E REVISÃO DO RESUMO
Para avaliação dos resumos será constituída uma comissão avaliadora, composta por consultores “ad hoc” internos e externos, docentes e técnicos de nível superior da UFRJ e de outras universidades, que deverão avaliar o atendimento as normas do edital.
A Comissão Organizadora do congresso receberá inscrição de avaliadores e analisará o currículo dos inscritos para formar a comissão avaliadora.
O resumo inscrito poderá: a) ser aceito na íntegra; b) ter aceite condicionado à revisão do texto; c) ser rejeitado.
De 17 a 24 de julho de 2015, os autores e coordenadores deverão consultar seus resumos neste Sistema, para certificarem-se da necessidade ou não de revisão dos trabalhos inscritos. Será possível interpor recurso, por e-mail, no mesmo período.
A falta de atendimento às recomendações dos avaliadores resultará em rejeição do trabalho.
A Comissão Científica do Congresso deverá avaliar a revisão do texto solicitada e poderá rejeitar os resumos que não atenderem à solicitação do avaliador.
2. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS DURANTE O CONGRESSO
Durante o Congresso cada trabalho apresentado será avaliado por dois avaliadores, sendo um interno e um externo.
Antes do início de cada sessão, o avaliador receberá da organização do congresso, o resumo de cada trabalho a ser avaliado e um formulário de avaliação com os critérios que deverá observar durante a apresentação.
A Comissão avaliará os trabalhos observando o atendimento das diretrizes pactuadas pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX):
Interação Dialógica - A diretriz Interação Dialógica orienta o desenvolvimento de relações entre Universidade e setores sociais marcadas pelo diálogo e troca de saberes, superando-se, assim, o discurso da hegemonia acadêmica e substituindo-o pela ideia de aliança com movimentos, setores e organizações sociais.
Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade - Por muitas décadas, as tecnologias de intervenção social têm oscilado entre visões holistas, destinadas a apreender a complexidade do todo, mas condenadas a ser generalistas, e visões especializadas, destinadas a tratar especificidades, mas caracterizadas pelo parcelamento do todo.
A diretriz de Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade para as ações extensionistas busca superar essa dicotomia, combinando especialização e consideração da complexidade inerente às comunidades, setores e grupos sociais, com os quais se desenvolvem as ações de Extensão, ou aos próprios objetivos e objetos dessas ações.
Indissociabilidade Ensino – Pesquisa - Extensão - A diretriz Indissociabilidade Ensino – Pesquisa - Extensão reafirma a Extensão Universitária como processo acadêmico. Nessa perspectiva, o suposto é que as ações de extensão adquirem maior efetividade se estiverem vinculadas ao processo de formação de pessoas (Ensino) e de geração de conhecimento (Pesquisa). Assim, no âmbito da relação entre Pesquisa e Ensino, a diretriz Indissocibialidade Ensino – Pesquisa - Extensão inaugura possibilidades importantes na trajetória acadêmica do estudante e do professor.
Impacto na Formação do Estudante - As atividades de Extensão Universitária constituem aportes decisivos à formação do estudante, seja pela ampliação do universo de referência que ensejam, seja pelo contato direto com as grandes questões contemporâneas que possibilitam. Esses resultados permitem o enriquecimento da experiência discente em termos teóricos e metodológicos, ao mesmo tempo em que abrem espaços para reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários da Universidade Pública brasileira. Neste sentido, a participação do estudante nas ações de Extensão Universitária deve estar sustentada em iniciativas que viabilizem a flexibilização curricular e a integralização de créditos.
Impacto e Transformação Social - A diretriz Impacto e Transformação Social reafirma a Extensão Universitária como o mecanismo por meio do qual se estabelece a inter-relação da Universidade com os outros setores da sociedade, com vistas a uma m vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da maioria da população e propiciadora do desenvolvimento social e regional, assim como para o aprimoramento das políticas públicas. atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da maioria da população e propiciadora do desenvolvimento social e regional, assim como para o aprimoramento das políticas públicas.
Política de Acesso às Edições Anteriores
As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.
Inscrição de Avaliadores
Para avaliação dos resumos será constituída uma comissão avaliadora, composta por consultores “ad hoc” internos e externos, docentes e técnicos de nível superior da UFRJ e de outras universidades, que deverão avaliar o atendimento as normas do edital.
A Comissão Organizadora do congresso receberá inscrição de avaliadores e analisará o currículo dos inscritos para formar a comissão avaliadora.
ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE AVALIADORES
A inscrição de avaliadores da primeira etapa para o Congresso estará disponível de 03 a 24 de junho de 2015, exclusivamente, por meio do Sistema Online de Apoio a Congressos (SOAC).
Para fazer a sua inscrição como avaliador, proceda da seguinte forma:
1. Se você ainda NÃO está cadastrado no sistema, realize seu cadastro:
Clique na aba “CADASTRO” e realize o seu cadastro no sistema, criando Login/Senha de acesso ao Portal de Administração de Conferências.O cadastro no sistema, criando seu login e senha, é obrigatório para a realização de avaliação online.
Preencha todos os campos do formulário on line e no campo "Resumo da Biografia", informe o link para seu currículo Lattes. É fundamental informar um e-mail que acesse frequentemente, pois as comunicações serão realizadas a partir do e-mail cadastrado no sistema.
Marque as três opções a seguir: Enviar e-mail de confirmação incluindo login e senha, Leitor e Avaliador (Disponível para realizar avaliação pelos pares das submissões a esta conferência). Informe a(s) área(s) temática(s) que está apto a avaliar no campo Identifique a área de interesse para avaliação. Clique em Criar.
2. Se já possui cadastrado no sistema:
Clique na aba "ACESSO", faça login no sistema e edite o seu perfil: No campo "Resumo da Biografia", informe o link para seu currículo Lattes. Informe a(s) área(s) temática(s) que está apto a avaliar no campo Área de interesse para avaliação.
Marque a opção: Avaliador e clique em Salvar
Cronograma
CRONOGRAMA ALTERADO
Inscrição de Trabalhos e Oficina no Congresso | 02/06 a 10 de julho de 2015 |
Inscrição de Congressistas | 01/11 a 08/11/2015 |
Inscrição de Avaliadores | 03 a 24 de junho de 2015 |
Avaliação dos resumos | 24/07 a 28/08/2015 |
Divulgação dos pareceres por e-mail | 26/08 a 02/10/2015 |
Correção dos resumos (pelos autores) | 26/08 a 05/10/2015 |
Interposição de recursos (por email) | 26/08 a 05/10/2015 |
Avaliação dos Recursos | 06 e 07/10/2015 |
Divulgação das Sessões (data, horário e local da apresentação) | Até 30 de OUTUBRO de 2015 |
Sessão de Abertura da SIAC ( Semana de integração Acadêmica da UFRJ) | 09/11/2015 |
Realização do 12º congresso de Extensão da UFRJ | 09 a 13 /11/2015 |
Encerramento da SIAC (sessão de premiação dos trabalhos) | 1º de dezembro |
Normas para Apresentação dos Trabalhos
Normas para Apresentação dos Trabalhos
SESSÃO ORAL
Cada sessão oral comportará até cinco trabalhos e cada autor disporá de no máximo 15 minutos para apresentação. Durante toda a sessão haverá membros da Comissão Avaliadora para comentar as principais questões levantadas, procurando fazer uma articulação da Extensão, com o Ensino e a Pesquisa. Ao final das apresentações haverá um espaço de 15 minutos para debate com o público presente. É importante a permanência de todos até o término da sessão, para enriquecimento do debate.
Equipamentos disponíveis: Em todas as salas estará disponível para as apresentações projetor multimídia (data show) com microcomputador. Os arquivos devem ser salvos em ppt ou pptx.
Para melhor organização, informamos que o trabalho deverá ser entregue ao Coordenador da Sessão, em meio digital, até 20 minutos antes do horário do início da apresentação, para ser gravado no computador que servirá ao evento.
SESSÃO PÔSTER ELETRÔNICO (e-pôster)
Os trabalhos aprovados na modalidade pôster serão apresentados no formato eletrônico (e-pôster), conforme o orientação abaixo. Os autores dos trabalhos deverão enviar e-mail para o endereço eletrônico: congressoextensao@pr5.ufrj.br e anexar um arquivo com a apresentação do mesmo em formato PowerPoint (PPT). Cada trabalho terá 1 Slide para colocar seu conteúdo, perfazendo um total de 10 min. Os trabalhos serão apresentados na forma oral/visual pelo relator, em local destinado para o agrupamento de e-pôsteres. Os relatores serão informados sobre o dia, a hora e o número da televisão em que seu e-pôster será projetado em uma grade de apresentação que será disponibilizada no site do Congresso.
Os e-pôsteres devem ser elaborados rigorosamente dentro das normas e configurações a seguir:
1. Os pôsteres deverão conter os seguintes tópicos de identificação:
• Título
• Autores
• Centro/unidade/departamento
• Área temática
• O trabalho propriamente dito (introdução, objetivos, público alvo, metodologia, resultados já alcançados e situação atual do projeto). Podem também ser incluídos gráficos e fotos; Apoio/Parcerias (no final do pôster fazer uma barra de 4 a 5 cm indicando os apoios, financiamentos e parcerias). Por exemplo: Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX / UFRJ; Programa de Extensão Universitária – PROEXT/SESu/MEC; FAPERJ; instituições públicas e privadas, movimentos sociais, ONGs, OSCIPs, outros).
2. Usar o formato de arquivo PowerPoint (PPT)
- Configuração de Tamanho de página: 14,29cm x 25,40cm (altura x largura);
- Slides dimensionados para: Apresentação na tela (16:9);
- Orientação de página: Paisagem;
- Tipo de fonte e tamanho de letra: Times New Roman, tamanho mínimo 14;
- É permitida a utilização de imagens e gráficos.
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