Diretrizes para Autores
INSCRIÇÃO DE TRABALHO
A apresentação de trabalhos no Congresso de Extensão é aberta aos docentes, técnicos e estudantes da UFRJ (bolsistas ou não), membros de equipes de ações de extensão.
Para os estudantes bolsistas dos seguintes programas: Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PIBEX/UFRJ, Programa Institucional de Fomento a Cultura e ao Esporte – PRÓ- CULTURA E ESPORTE, Edital PROEXT/MEC, PET-Conexões, PET-Graduação, PET-Saúde, PET-Vigilância, PET-Saúde mental, Edital FAPERJ/EXT-PESQ, Edital FAPERJ/Popularização da Ciência, Edital FAPERJ/Melhoria das Escolas Públicas, é obrigatória a apresentação de trabalho de extensão, que poderá ser elaborado em co-autoria com os demais bolsistas do projeto, incluindo necessariamente o nome do respectivo coordenador.
Os bolsistas de extensão de projetos, programas e cursos de extensão apoiados com recursos externos provenientes de editais, chamadas públicas, convênios e outros não mencionados no parágrafo anterior deverão também apresentar trabalho no congresso de modo a compartilhar os resultados das ações desenvolvidas.
Os coordenadores de programas/projetos apoiados pelos editais PIBEX-UFRJ e PRÓ-CULTURA ESPORTE deverão participar das atividades do Congresso em todas as etapas: na avaliação dos resumos, na apresentação do(s) trabalho(s) do(s) seu(s) bolsista(s), como avaliador de trabalhos apresentados e como coordenador de sessão.
Na impossibilidade de participação nas atividades do Congresso de 2015, o coordenador do programa/projeto deverá encaminhar a justificativa de ausência à Coordenação da Sessão.
ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHO
A inscrição de trabalho (resumo) para o Congresso estará disponível de 02/06 a 10/07/2015, exclusivamente, por meio do Sistema Online de Apoio a Congressos (SOAC). Para submeter um trabalho, proceda da seguinte forma:
1. Cadastro no sistema: Clique na aba “CADASTRO” e realize o seu cadastro no sistema, criando Login/Senha de acesso ao Portal de Administração de Conferências.
O cadastro criando seu login e senha, é obrigatório para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.
Preencha todos os campos do formulário on line, no campo "Resumo da Biografia" informe sua categoria (docente, técnico ou estudante), a unidade e o centro acadêmico a que pertence. Lembre-se de informar um e-mail que acesse frequentemente, pois as comunicações serão realizadas a partir do e-mail informado.
Marque as três opções a seguir: Enviar e-mail de confirmação incluindo login e senha, Autor e Leitor. Clique em Criar.
2. Submissão de trabalhos ou oficina: Passo 1. Iniciar Submissão
- Selecione a modalidade (área temática para inscrição de resumos para apresentação oral ou pôster). Em caso de inscrição de oficina, escolha OFICINA;
- Selecione o tipo de submissão (oral, pôster ou oficina);
- Marque os itens das diretrizes para submissão que estão atendidas e clique em “salvar e continuar”
Passo 2. Informando os Metadados da submissão
- Informe cada autor do trabalho, clicando em “Incluir Autor” e inserindo os dados de cada um, inclusive a categoria (docente, técnico, estudante), a unidade e o centro acadêmico de cada (no campo "Resumo da Biografia");
- Observe as Instruções para elaboração de Resumos, verifique se o seu resumo está de acordo, clique em “salvar e continuar”
INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS
O resumo do trabalho inscrito no Congresso nas modalidades Oral e Pôster deverá:
- Estar redigido em português;
- Ter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras;
- Ser objetivo e conciso;
- Oferecer as seguintes informações essenciais: introdução, objetivos, procedimentos metodológicos, principais resultados e conclusões.
Será permitido o máximo de 07 (sete) autores por trabalho, incluindo o orientador e o co-orientador.
Em relação ao número de estudantes nas ações:
- Projeto com até 02 (dois) estudantes, poderá inscrever somente 01 (UM) resumo;
- Projeto com até 05 (cinco) estudantes, poderá inscrever até 02 (DOIS) resumos;
- Projeto com até 10 estudantes, poderá inscrever até 04 (QUATRO) resumos;
- Os demais casos, deverá seguir a mesma proporção.
O trabalho do estudante deve estar vinculado a uma ação de extensão do seu coordenador.
Não serão aceitos trabalhos que tratarem de atividades exclusivamente de pesquisa ou ensino ou que não apresentem informações que ofereçam subsídios para a sua avaliação.
O resumo apresentado por projeto/programa que recebe apoiado dos Editais da Pró-Reitoria de Extensão deve descrever os resultados das ações de extensão.
Serão homologadas inscrições de trabalhos vinculados, exclusivamente, à programas, projetos, cursos e eventos de extensão da UFRJ, em conformidade com as áreas temáticas estabelecidas para a extensão universitária, à saber: comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção; trabalho.
A inscrição de trabalho no Congresso poderá ser feita pelo estudante ou pelo coordenador do projeto, programa, evento ou curso, sendo as informações de total responsabilidade dos coordenadores.
Todas as informações contidas no resumo, bem como a relação de autores, são de responsabilidade do coordenador do projeto ao qual o resumo está vinculado.
Cada trabalho inscrito deverá constar com o nome do coordenador vinculado à UFRJ.
O resumo de proposta inscrita no Congresso na modalidade Oficina deverá:
- Estar redigido em português;
- Ter no mínimo 500 e no máximo 800 palavras;
- Prever ações que durem no mínimo uma hora e máximo duas horas.
- Oferecer as seguintes informações essenciais: Público alvo, Objetivos, Procedimentos metodológicos e Infraestrutura necessária.
- OBSERVAÇÃO: O resumo da oficina NÂO constará dos anais, constará somente da PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO.
MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
A apresentação do trabalho no Congresso 2015 poderá ser feita na modalidade oral ou pôster eletrônico (e-pôster). Também serão aceitas propostas para realização de oficina.
A opção pela modalidade de apresentação deverá ser indicada no momento da inscrição do trabalho.
Todos os trabalhos aceitos na modalidade oral ou pôster eletrônico serão publicados nos Anais do Congresso. A modalidade oficina não será publicada nos Anais.
As datas, horários e locais das sessões serão divulgados nesta página.
Verifique a numeração do seu trabalho, o local, a data, o horário e a sala de apresentação.
Somente um dos autores poderá apresentar o trabalho. Não será permitida a apresentação de trabalho por pessoas que não constem na relação de autoria do mesmo.
Os avaliadores e os coordenadores do Congresso 2015 poderão alterar a forma de apresentação do trabalho conforme a disponibilidade das sessões.
É vedada a apresentação de trabalho em língua estrangeira
A apresentação de trabalhos só será validada por meio da assinatura do apresentador do trabalho, na ata de sessão, junto ao coordenador da sessão, logo após o término da mesma.
Para cada modalidade:
- Comunicação Oral: As comunicações orais serão sessões presenciais de apresentação de trabalhos, mediadas por um coordenador.
- Duração: Cada sessão terá duração total de quatro horas. Cada trabalho terá quinze minutos para a apresentação, incluindo a projeção de vídeo e/ou slides e mais cinco minutos para perguntas/debates. Os participantes deverão permanecer até o término da sessão.
- A sala estará equipada com computador e datashow, prevendo o uso de arquivos compatíveis com o programa Microsoft Power Point (ppt ou pptx) e no Programa Windows Media Player. O vídeo deverá ser gravado em mídia digital, nos formatos VCD, SVCD ou DVD.
- Pôster eletrônico (e-pôster): As apresentações de pôsteres eletrônicos serão sessões presenciais de apresentação de trabalhos, mediadas por um coordenador.
- Duração: Cada sessão terá duração total de no máximo duas horas. Cada relator terá 10 minutos para a apresentação, incluindo a projeção de vídeo e/ou slides e mais cinco minutos para perguntas/debates. Os participantes deverão permanecer até o término da sessão.
- O espaço estará equipado com uma TV e um notebook para cada sessão, prevendo o uso de arquivos compatíveis com o programa Microsoft Power Point.
- Oficinas: As propostas de oficina podem ter como objetivo ensinar um processo tecnológico, um fazer artístico, uma técnica de abordagem, uma prática de gestão de grupos, etc.
- Duração: Mínimo de uma hora e máximo de duas horas;
- Infraestrutura padrão disponibilizada pela organização: computador e datashow. (Qualquer necessidade extra, deverá ser informada para que seja analisada a possibilidade de atender);
- OBSERVAÇÃO: O resumo da oficina NÂO constará dos anais, constará somente da PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO.