Políticas da Conferência

Processo de Avaliação pelos Pares

Os projetos serão submetidos à seleção e avaliação realizados pela Comissão de Avaliação do 1º MOVIP ODS.

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

Inscrição de Avaliadores

Para avaliação dos resumos será constituída uma comissão avaliadora, composta por consultores “ad hoc” internos e externos, docentes e técnicos de nível superior da UFRJ e de outras universidades, que deverão avaliar o atendimento as normas do edital.

A Comissão Organizadora do congresso receberá inscrição de avaliadores e analisará o currículo dos inscritos para formar a comissão avaliadora.

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE AVALIADORES

A inscrição de avaliadores da primeira etapa para o Congresso estará disponível de 03 a 24 de junho de 2015, exclusivamente, por meio do Sistema Online de Apoio a Congressos (SOAC).

Para fazer a sua inscrição como avaliador, proceda da seguinte forma:

1.  Se você ainda NÃO está cadastrado no sistema, realize seu cadastro:

Clique na aba “CADASTRO” e realize o seu cadastro no sistema, criando Login/Senha de acesso ao Portal de Administração de Conferências.

O cadastro no sistema, criando seu login e senha, é obrigatório para a realização de avaliação online.

Preencha todos os campos do formulário on line e no campo "Resumo da Biografia", informe o link para seu currículo Lattes. É fundamental informar um e-mail que acesse frequentemente, pois as comunicações serão realizadas a partir do e-mail cadastrado no sistema.

Marque as três opções a seguir: Enviar e-mail de confirmação incluindo login e senha, Leitor e Avaliador  (Disponível para realizar avaliação pelos pares das submissões a esta conferência). Informe a(s) área(s) temática(s) que está apto a avaliar no campo Identifique a área de interesse para avaliação. Clique em Criar.

2.  Se já possui cadastrado no sistema:

Clique na aba "ACESSO", faça login no sistema e edite o seu perfil: No campo "Resumo da Biografia", informe o link para seu currículo Lattes. Informe a(s) área(s) temática(s) que está apto a avaliar no campo Área de interesse para avaliação.

Marque a opção: Avaliador e clique em Salvar

CRONOGRAMA ALTERADO

Inscrição de Trabalhos e Oficina no Congresso

02/06 a 10 de julho de 2015

Inscrição de Congressistas

01/11 a 08/11/2015

Inscrição de Avaliadores

03 a 24 de junho de 2015

Avaliação dos resumos

24/07 a 28/08/2015

Divulgação dos pareceres por e-mail

26/08 a 02/10/2015

Correção dos resumos (pelos autores)

26/08 a 05/10/2015

Interposição de recursos (por email)

26/08 a 05/10/2015

Avaliação dos Recursos

06 e 07/10/2015

Divulgação das Sessões (data, horário e local da apresentação)

Até 30 de OUTUBRO de 2015

Sessão de Abertura da SIAC ( Semana de integração Acadêmica da UFRJ)

09/11/2015

Realização do 12º congresso de Extensão da UFRJ

09 a 13 /11/2015

Encerramento da SIAC (sessão de premiação dos trabalhos)

1º de dezembro

Normas para Apresentação dos Trabalhos

SESSÃO ORAL

Cada sessão oral comportará até cinco trabalhos e cada autor disporá de no máximo 15 minutos para apresentação. Durante toda a sessão haverá membros da Comissão Avaliadora para comentar as principais questões levantadas, procurando fazer uma articulação da Extensão, com o Ensino e a Pesquisa. Ao final das apresentações haverá um espaço de 15 minutos para debate com o público presente. É importante a permanência de todos até o término da sessão, para enriquecimento do debate.

Equipamentos disponíveis: Em todas as salas estará disponível para as apresentações projetor multimídia (data show) com microcomputador. Os arquivos devem ser salvos em ppt ou pptx.

Para melhor organização, informamos que o trabalho deverá ser entregue ao Coordenador da Sessão, em meio digital, até 20 minutos antes do horário do início da apresentação, para ser gravado no computador que servirá ao evento.

SESSÃO PÔSTER ELETRÔNICO (e-pôster)
Os trabalhos aprovados na modalidade pôster serão apresentados no formato eletrônico (e-pôster), conforme o orientação abaixo. Os autores dos trabalhos deverão enviar e-mail para o endereço eletrônico: congressoextensao@pr5.ufrj.br e anexar um arquivo com a apresentação do mesmo em formato PowerPoint (PPT). Cada trabalho terá 1 Slide para colocar seu conteúdo, perfazendo um total de 10 min. Os trabalhos serão apresentados na forma oral/visual pelo relator, em local destinado para o agrupamento de e-pôsteres. Os relatores serão informados sobre o dia, a hora e o número da televisão em que seu e-pôster será projetado em uma grade de apresentação que será disponibilizada no site do Congresso.

Os e-pôsteres devem ser elaborados rigorosamente dentro das normas e configurações a seguir:

1. Os pôsteres deverão conter os seguintes tópicos de identificação:

• Título

• Autores

• Centro/unidade/departamento

• Área temática

• O trabalho propriamente dito (introdução, objetivos, público alvo, metodologia, resultados já alcançados e situação atual do projeto). Podem também ser incluídos gráficos e fotos; Apoio/Parcerias (no final do pôster fazer uma barra de 4 a 5 cm indicando os apoios, financiamentos e parcerias). Por exemplo: Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX / UFRJ; Programa de Extensão Universitária – PROEXT/SESu/MEC; FAPERJ; instituições públicas e privadas, movimentos sociais, ONGs, OSCIPs, outros).

2. Usar o formato de arquivo PowerPoint (PPT)

- Configuração de Tamanho de página: 14,29cm x 25,40cm (altura x largura);

- Slides dimensionados para: Apresentação na tela (16:9);

- Orientação de página: Paisagem;

- Tipo de fonte e tamanho de letra: Times New Roman, tamanho mínimo 14;

- É permitida a utilização de imagens e gráficos.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .