Submissões

Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à Portal de Conferências da UFRJ?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Diretrizes para Autores

1. A página da submissão deve ser configurada em tamanho A4, orientação retrato, margens esquerda, direita, superior e inferior de 2,5 cm.

2. O título do trabalho (fonte Times New Roman 14, espaço simples, negrito, centralizado) deve trazer nomes de obras em itálico sem aspas;  subtítulo, quando houver, após dois pontos, iniciado em letra minúscula, sem ponto final.

3. O texto submetido não deve indicar nome(s), filiação(ções) institucional(ais), e-mail(s) ou qualquer outra informação que permita a identificação do(s) autor(es). Após a aprovação do trabalho, uma versão final com estas informações pertinentes deverá ser enviada à organização do evento.

4. O resumo do trabalho deve ser apresentado em parágrafo único de no máximo 250 palavras (fonte Times New Roman 10, espaço simples, 2 centímetros de indentação na margem esquerda, justificado), devendo contemplar, de maneira clara e sucinta, definição do objeto, metodologia, referencial teórico, objetivos e, quando cabível, resultados parciais ou definitivos da pesquisa.

5. O texto deve indicar de três a cinco palavras-chave, separadas por vírgula, com apenas a inicial de cada uma delas maiúscula (fonte Times New Roman 10, espaço simples, 2 centímetros de indentação na margem esquerda, justificado; seguidos por uma linha em branco).

6. A submissão deve trazer tradução para o inglês do título, do resumo e das palavras-chave do trabalho (fonte Times New Roman 10, espaço simples, 2 centímetros de indentação na margem esquerda, justificado; seguidos por uma linha em branco). Todos os termos do title e todas as keywords devem ser iniciados com letra maiúscula); para os trabalhos em inglês ou em espanhol, esses itens devem ser traduzidos para o português.

7. O corpo do texto deve ser redigido em fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, sem indentação, com alinhamento justificado e recuo de primeira linha de parágrafo de 1,5 cm, sem marca de parágrafo (sem uso da tecla “tab”).

8. Os títulos das seções do trabalho devem estar em negrito (fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5 justificado, recuo de primeira linha de 1,5 cm).

9. A submissão deve ter extensão de 10.000 (dez mil) a 30.000 (trinta mil) caracteres (com espaços), incluídos aqui o título, o resumo, as palavras-chave e suas respectivas traduções, o corpo do texto, as legendas de ilustrações e as notas. Referências não serão consideradas no cômputo de caracteres.

10. As ilustrações devem ser numeradas por categoria, legendadas e indicadas no corpo do texto.

11. Exemplos musicais e imagens devem ser inseridos no documento como figuras com 300 DPI de resolução (formato .TIF ou .JPG), sejam estes elementos gerados por softwares, câmeras fotográficas ou digitalizados por scanner. Quadros, tabelas, gráficos, diagramas e outros devem ser editados no próprio documento. Todas as ilustrações devem ser numeradas por categoria e acompanhadas de legenda sucinta e elucidativa de, no máximo, 03 (três) linhas (fonte Times New Roman 10, espaço simples, centralizada, sob a ilustração), indicadas no corpo do texto de forma direta ou entre parêntesis, sem abreviatura: “(Exemplo 1)”, “(Figura 1)”, “(Quadro 1)”, “(Tabela 1)”, “(Gráfico 1)”, “(Diagrama 1)” etc. Todas as ilustrações inseridas no trabalho devem ter vinculação direta com o texto.

12. Cidades brasileiras devem ser sempre seguidas da sigla oficial do estado em maiúsculas e entre parênteses, no título e nas legendas, e apenas em sua primeira menção no resumo e no corpo do texto. Exemplo: “Rio de Janeiro (RJ)”.

13. As iniciais dos nomes de notas musicais devem constar sempre em maiúsculas (Dó, Ré, Mi etc.); para símbolos como sustenido, bemol ou bequadro sugere-se utilizar os caracteres “♭”, “♮” e “♯”. Para estes e outros símbolos musicais específicos recomenda-se o uso da fonte BACH (disponível em https://www.qub.ac.uk/tomita/bachfont/BF-family.htm).

14. Todas as notas de texto (exclusivamente para informações complementares e comentários) devem ser indicadas por números e incluídas como notas de rodapé (fonte Times New Roman 10, com espaçamento simples e alinhamento justificado).

15. Citações de até 03 (três) linhas devem ser inseridas no corpo do texto (entre aspas, fonte Times New Roman 12, sem itálico, sem negrito), com indicação de sobrenome, ano e página (exemplo: “Nettl, 2015, p. 163”). Citações com mais de 03 (três) linhas devem ser apresentadas como parágrafo, com indentação de 4 cm à esquerda (sem aspas, fonte Times New Roman 11, espaço simples, alinhamento justificado, sem itálico, exceto no caso de títulos de obras), seguidas pela indicação bibliográfica entre parêntesis após o ponto final, na forma “(Sobrenome, ano, página)”.

16. A fim de que se garanta a avaliação duplo-cega por pares (double-blind peer review), autocitações devem ser omitidas do corpo do texto e das referências na versão para submissão, onde deverão ser substituídas por “XXX”; as mesmas serão restabelecidas na versão definitiva do trabalho, em caso de aprovação.

17. É de responsabilidade do(s) autor(es) a exatidão das referências constantes na listagem ao final dos trabalhos, bem como sua correta citação ao longo do texto.

18. Submissões apresentadas fora dos padrões estabelecidos nesta chamada não serão aceitos pela Comissão Científica para avaliação; parâmetros de formatação não previstas aqui devem estar de acordo com as normas vigentes da ABNT (NBR 6023, atualização de de agosto de 2022).

19. Os trabalhos devem ser submetidos nos formatos Documento do Word 97-2004 (.DOC), Documento do Word Word (.DOCX), Rich Text Format (.RTF) ou Open Document Text (.ODT), não sendo aceitos arquivos no formato Portable Document Format (.PDF). O tamanho máximo aceito para o arquivo de cada submissão é de 10 MB.

20. Cada autor ou coautor poderá submeter no máximo 03 (três) trabalhos diferentes para avaliação; caso um mesmo autor estiver envolvido em mais de 03 (três) submissões, serão desconsideradas aquelas posteriores à terceira recebida.

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão é inédita (não publicada ou em processo de publicação, não apresentada em outros eventos científicos).
  2. O arquivo de submissão está em um dos seguintes formatos: .DOC, .DOCX, .RTF, .ODT (não são aceitos arquivos no formato .PDF).
  3. Todas as URLs no texto (por exemplo “https://ppgm.musica.ufrj.br/”) estão ativas (links não quebrados).
  4. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em “Diretrizes para Autores”, na seção “Sobre a Conferência”.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:

a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.

b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.

c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .