O Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música da UFRJ torna pública a chamada de trabalhos do 21° Colóquio de Pesquisa PPGM-UFRJ, a realizar-se por via remota entre os dias 26 e 29 de março de 2024. O evento contará com sessões de comunicação relacionadas a pesquisas desenvolvidas nas áreas de Educação Musical, Etnomusicologia e Etnografia, Musicologia Histórica, Composição, Análise Musical, Cognição Musical, Sonologia, Filosofia da Música e Práticas Interpretativas. As comunicações serão organizadas em sessões contínuas, com 15 minutos para exposição e 10 minutos para debate, sendo oferecido pela organização do evento ambiente virtual com transmissão e gravação das apresentações.
A chamada dirige-se a pesquisadores docentes e discentes de todo o país, em nível de Pós-Graduação (Mestrado, Doutorado, Espacialização e Pós-Doutorado) e Graduação (no âmbito de iniciação científica ou trabalho de conclusão de curso), sendo aceitas submissões no formato de artigo completo (10.000 (dez mil) a 30.000 (trinta mil) caracteres, considerando-se espaços, incluídos título, resumo, palavras-chave e respectivas traduções, corpo do texto, legendas de ilustrações e notas; as referências não serão consideradas no cômputo de caracteres). O idioma oficial do evento é o português, sendo aceitos também trabalhos em espanhol e inglês. Os textos devem ser inéditos (não publicados ou em processo de publicação, não apresentados em outros eventos científicos).
As normas de formato, conteúdo e submissão encontram-se nesta página, em “Diretrizes para Autores”. Dúvidas podem ser dirigidas ao e-mail coloquio@musica.ufrj.br.
Diretrizes para Autores
1. A página da submissão deve ser configurada em tamanho A4, orientação retrato, margens esquerda, direita, superior e inferior de 2,5 cm.
2. O título do trabalho (fonte Times New Roman 14, espaço simples, negrito, centralizado) deve trazer nomes de obras em itálico sem aspas; subtítulo, quando houver, após dois pontos, iniciado em letra minúscula, sem ponto final.
3. O texto submetido não deve indicar nome(s), filiação(ções) institucional(ais), e-mail(s) ou qualquer outra informação que permita a identificação do(s) autor(es). Após a aprovação do trabalho, uma versão final com estas informações pertinentes deverá ser enviada à organização do evento.
4. O resumo do trabalho deve ser apresentado em parágrafo único de no máximo 250 palavras (fonte Times New Roman 10, espaço simples, 2 centímetros de indentação na margem esquerda, justificado), devendo contemplar, de maneira clara e sucinta, definição do objeto, metodologia, referencial teórico, objetivos e, quando cabível, resultados parciais ou definitivos da pesquisa.
5. O texto deve indicar de três a cinco palavras-chave, separadas por vírgula, com apenas a inicial de cada uma delas maiúscula (fonte Times New Roman 10, espaço simples, 2 centímetros de indentação na margem esquerda, justificado; seguidos por uma linha em branco).
6. A submissão deve trazer tradução para o inglês do título, do resumo e das palavras-chave do trabalho (fonte Times New Roman 10, espaço simples, 2 centímetros de indentação na margem esquerda, justificado; seguidos por uma linha em branco). Todos os termos do title e todas as keywords devem ser iniciados com letra maiúscula); para os trabalhos em inglês ou em espanhol, esses itens devem ser traduzidos para o português.
7. O corpo do texto deve ser redigido em fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, sem indentação, com alinhamento justificado e recuo de primeira linha de parágrafo de 1,5 cm, sem marca de parágrafo (sem uso da tecla “tab”).
8. Os títulos das seções do trabalho devem estar em negrito (fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5 justificado, recuo de primeira linha de 1,5 cm).
9. A submissão deve ter extensão de 10.000 (dez mil) a 30.000 (trinta mil) caracteres (com espaços), incluídos aqui o título, o resumo, as palavras-chave e suas respectivas traduções, o corpo do texto, as legendas de ilustrações e as notas. Referências não serão consideradas no cômputo de caracteres.
10. As ilustrações devem ser numeradas por categoria, legendadas e indicadas no corpo do texto.
11. Exemplos musicais e imagens devem ser inseridos no documento como figuras com 300 DPI de resolução (formato .TIF ou .JPG), sejam estes elementos gerados por softwares, câmeras fotográficas ou digitalizados por scanner. Quadros, tabelas, gráficos, diagramas e outros devem ser editados no próprio documento. Todas as ilustrações devem ser numeradas por categoria e acompanhadas de legenda sucinta e elucidativa de, no máximo, 03 (três) linhas (fonte Times New Roman 10, espaço simples, centralizada, sob a ilustração), indicadas no corpo do texto de forma direta ou entre parêntesis, sem abreviatura: “(Exemplo 1)”, “(Figura 1)”, “(Quadro 1)”, “(Tabela 1)”, “(Gráfico 1)”, “(Diagrama 1)” etc. Todas as ilustrações inseridas no trabalho devem ter vinculação direta com o texto.
12. Cidades brasileiras devem ser sempre seguidas da sigla oficial do estado em maiúsculas e entre parênteses, no título e nas legendas, e apenas em sua primeira menção no resumo e no corpo do texto. Exemplo: “Rio de Janeiro (RJ)”.
13. As iniciais dos nomes de notas musicais devem constar sempre em maiúsculas (Dó, Ré, Mi etc.); para símbolos como sustenido, bemol ou bequadro sugere-se utilizar os caracteres “♭”, “♮” e “♯”. Para estes e outros símbolos musicais específicos recomenda-se o uso da fonte BACH (disponível em https://www.qub.ac.uk/tomita/bachfont/BF-family.htm).
14. Todas as notas de texto (exclusivamente para informações complementares e comentários) devem ser indicadas por números e incluídas como notas de rodapé (fonte Times New Roman 10, com espaçamento simples e alinhamento justificado).
15. Citações de até 03 (três) linhas devem ser inseridas no corpo do texto (entre aspas, fonte Times New Roman 12, sem itálico, sem negrito), com indicação de sobrenome, ano e página (exemplo: “Nettl, 2015, p. 163”). Citações com mais de 03 (três) linhas devem ser apresentadas como parágrafo, com indentação de 4 cm à esquerda (sem aspas, fonte Times New Roman 11, espaço simples, alinhamento justificado, sem itálico, exceto no caso de títulos de obras), seguidas pela indicação bibliográfica entre parêntesis após o ponto final, na forma “(Sobrenome, ano, página)”.
16. A fim de que se garanta a avaliação duplo-cega por pares (double-blind peer review), autocitações devem ser omitidas do corpo do texto e das referências na versão para submissão, onde deverão ser substituídas por “XXX”; as mesmas serão restabelecidas na versão definitiva do trabalho, em caso de aprovação.
17. É de responsabilidade do(s) autor(es) a exatidão das referências constantes na listagem ao final dos trabalhos, bem como sua correta citação ao longo do texto.
18. Submissões apresentadas fora dos padrões estabelecidos nesta chamada não serão aceitos pela Comissão Científica para avaliação; parâmetros de formatação não previstas aqui devem estar de acordo com as normas vigentes da ABNT (NBR 6023, atualização de de agosto de 2022).
19. Os trabalhos devem ser submetidos nos formatos Documento do Word 97-2004 (.DOC), Documento do Word Word (.DOCX), Rich Text Format (.RTF) ou Open Document Text (.ODT), não sendo aceitos arquivos no formato Portable Document Format (.PDF). O tamanho máximo aceito para o arquivo de cada submissão é de 10 MB.
20. Cada autor ou coautor poderá submeter no máximo 03 (três) trabalhos diferentes para avaliação; caso um mesmo autor estiver envolvido em mais de 03 (três) submissões, serão desconsideradas aquelas posteriores à terceira recebida.
Submissões a esta conferência fecharam em 2024-02-22.
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